Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Arena Pantanal tem danos em estrutura, diz Promotoria

COPA Incêndio teria provocado avarias; Secopa nega estrago no estádio

DHIEGO MAIA DE SÃO PAULO

Investigação do Ministério Público de Mato Grosso aponta que a Arena Pantanal, que vai sediar quatro jogos da Copa, em Cuiabá (MT), apresenta danos em uma estrutura de concreto que podem colocar em risco os espectadores.

Segundo a Promotoria, as avarias foram provocadas após incêndio, em outubro, que atingiu vigas e pilares do subsolo da ala oeste da arena ""abaixo da arquibancada"" onde serão os vestiários.

A Secopa do Mato Grosso (Secretaria Extraordinária da Copa) negou à Folha que a estrutura foi comprometida.

O promotor Alexandre Guedes, que preside a investigação, diz que um laudo concluiu que " o concreto que forma as vigas e pilares do local teria sido afetado".

Ele explicou que os materiais que formam o concreto armado (ferro, cimento, areia e água) reagem de forma distinta quando submetidos a altas temperaturas.

O promotor que coordena o grupo que acompanha as obras da Copa em Mato Grosso, Clóvis de Almeida, diz que "os problemas encontrados nas estruturas podem ser corrigidos antes do Mundial".

A investigação só será concluída quando testes técnicos não apontarem nenhum risco ao torcedor. O Ministério Público Federal do Estado também abriu um inquérito para investigar o caso.

OUTRO LADO

Em nota, a Secopa afirmou que fez reparos seguidos "de testes de carga concentrada e ensaios de resistência". Os procedimentos, segundo a secretaria, concluíram que "não há dano à estrutura".

A Secopa, no entanto, não comentou as críticas aos testes na área afetada pelo fogo. Segundo a polícia, o incêndia teve "natureza criminosa".

A Folha apurou que a Fifa vai estar hoje na Arena Pantanal para verificar a situação das estruturas.

A Arena Pantanal está em obras há quase quatro anos. A previsão é que seja concluída em março.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página