Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Sem contar com o cenário do vexame, anunciantes silenciam

Mesmo campanhas pensadas para o caso de derrota foram abandonadas

MARIANA BARBOSA DE SÃO PAULO

Grandes empresas patrocinadoras da Copa e da seleção brasileira, que sempre se preparam tanto para cenários de vitória quanto de derrota, silenciaram diante da derrota do Brasil contra a Alemanha.

Campanhas prontas e que estavam no espírito do "estamos juntos, vamos em frente", adequadas para uma saída honrosa da seleção, foram abandonadas por estarem fora de sintonia.

O banco Itaú tirou do ar os filmes com a música "Mostra tua força Brasil". Os anúncios veiculados na noite desta terça-feira (8), após o jogo, falavam de serviços financeiros e não mencionavam a Copa.

A estratégia nas agências de publicidade e departamentos de marketing é esperar alguns dias para então definir o posicionamento.

"Diminuímos a interação nas redes sociais, mas mantivemos uma voz de solidariedade em respeito a quem ama o esporte", diz a diretora de marketing digital da Visa, Clarissa Gaiatto.

A conta da marca de cartões no Twitter ganhou uma tarja preta, com a hashtag #sempalavras. A única mensagem publicada após a derrota foi "Amanhã é quarta-feira de cinzas".

A empresa vai se reunir na quinta-feira, um dia depois da semifinal entre Argentina e Bélgica, para definir como será a comunicação para o fim do Mundial.

"Vamos monitorar o astral das pessoas e decidir se vamos para um caminho mais esfuziante ou introspectivo, mais respeitoso ao momento", diz Clarissa.

A Nestlé segue na mesma linha, com redução das interações nas redes sociais. A campanha de leite Ninho, com crianças cantando o hino nacional, sairá do ar. Permanecem apenas as campanhas "genéricas" de Copa.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página