Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Painel FC

Taxa obrigatória

A CBF criou uma regra que vai onerar ainda mais os clubes, afundados em dívidas. A confederação informou os times que foi instituído novo procedimento de registro de atletas. A nova condição prevê que o clube só poderá registrar um jogador mediante o pagamento da taxa da Federação das Associações de Atletas Profissionais, de 0,8% sobre as transferências. Caso a cota não seja paga, o atleta contratado estará impedido de jogar.

Cabo... O pagamento da taxa de 0,8% à Faap sobre os valores das transferências é previsto na lei Pelé. A regra, no entanto, não é cumprida por clubes, que a consideram abusiva, e não impedia o registro dos jogadores na CBF. A taxa, inclusive, é motivo de diversas brigas judiciais entre as equipes e a Faap.

...de guerra. Essa determinação da CBF gerou revolta nos clubes. Presidentes dos times dizem que, embora pareça irrisória, a taxa será muito prejudicial para as finanças, se forem somadas todas as transferências realizadas anualmente.

Contraponto. Quem assina a circular enviada aos clubes é o novo diretor de Registro e Transferência da CBF, Reynaldo Buzzoni. Procurada para comentar a nova norma, a confederação não se manifestou. O assessor jurídico da Faap, José Cácio Tavares, diz que a cobrança é prevista na lei, mas alega que a medida da CBF não foi um pedido da federação.

Mutirão. Além de Carlos Miguel Aidar (presidente) e Ataíde Gil Guerreiro (vice), o gerente de futebol do São Paulo, Gustavo Vieira de Oliveira, também incorporou a missão de blindar os jogadores da crise política.

Blindagem. Gustavo tem evitado que a demissão de Juvenal Juvêncio interfira no desempenho do time.

Esporte... Apenas dois candidatos à presidência da República aderiram à carta de compromisso com propostas de melhorias do esporte nacional, elaborada pela ONG Atletas pelo Brasil, liderada por Raí, Ana Moser, entre outros esportistas.

...em pauta. Aécio Neves (PSDB) e Luciana Genro (PSOL) apoiaram o projeto, que contém nove pontos. As reivindicações incluem, por exemplo, a criação de um comitê interministerial para articular projetos de esporte, a democratização das entidades e a renovação da lei de incentivo ao esporte. Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSB) ainda não manifestaram apoio público às causas.

Efeito... O número de visitas ao Maracanã cresceu 11% após a Copa do Mundo. A média de pessoas que fazem o tour no estádio diariamente passou de 729,9 pessoas do período de outubro do ano passado a maio de 2014 para 819,9, depois do Mundial.

...Copa. A maioria dos visitantes que fazem o tour para conhecer o Maracanã é formada por brasileiros (65%). Entre os estrangeiros, os sul-americanos são os mais presentes (13,7%), seguidos dos europeus (9,1%). O Maracanã, aliás, é o terceiro ponto turístico mais visitado do Rio, atrás do Pão de Açúcar e o Corcovado.

DIVIDIDA

"Nas últimas rodadas, confesso, não estou satisfeito [com a arbitragem]. Vamos procurar melhorar, custe o que custar"
josé maria marin
presidente da CBF, sobre os recentes erros de arbitragem no Brasileiro


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página