Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Xico Sá

A mulher e o 4º árbitro

É com a amante que vejo as mesas redondas; a oficial tem menos paciência e só curte futebol na Copa

Amigo torcedor, amigo secador, falemos das coisas que nossas mulheres não aguentam mais ouvir falar, mesmo as que curtem futebol, mesmo as santas que toleram nossa obsessão maluca, mesmo as que fingem que gostam porque desejam manter acesa a chama, mesmo as que não estão nem aí.

Porque é preciso pensar nas fêmeas quando só pensamos naquilo: o futiba. A minha amante, por exemplo, descobriu nesta semanaque há o quarto árbitro. Ficou puta.

"Como assim, logo agora que aprendi um pouco sobre a coisa aparece essa indecifrável figura!," assombrou-se a danada. "Onde ele fica? Ele veste preto, ele tem patrocínio na camisa, ele é cara de pau como os outros, como os homens no geral da vida?"

Sangue italiano, minha amante acompanhou a já insuportável polêmica do gol de mão do Barcos. Minha sogra clandestina é palmeirense, clorofiladíssima, verde que te quero verde, aliás me disse no almoço de Finados, segunda divisão n' alma: "Foi de cabeça".

No Dia de Finados, sempre almoço com a minha família da felicidade clandestina. Talvez isso diga algo. Não faço ideia do que seja. Os malassombros que nos cercam, os zumbis eternos.

Minha amante é sósia de Sophia Loren e fica muito perplexa diante da seriedade dos cavalheiros das mesas redondas falando sobre certos assuntos. Até parece que eles pensam. Nossa! Ela se impressiona.

"Parece que estão decidindo o futuro da humanidade", diz. "O Joaquim Barbosa (STF) pelo menos ri da cara dos condenados." Minha amante é uma graça. Minha amante parece ter saído daquele filme de "A doce vida", do Fellini.

Minha amante talvez seja até melhor do que minha mulher de verdade. Tenho dúvidas que o tira-teima não ajuda. Existência Futebol Clube. Em time que está mais ou menos não se mexe. Pelo menos até a última prestação do consórcio ou do crescimento do filhote-mala.

É com a minha amante que vejo as mesas redondas. Pelo menos isso. Porque a oficial sempre tem menos paciência para as coisas chatas do esporte. A titular só curte a

Copa e jamais ficará sabendo da polêmica do quarto árbitro que burlou a lei, descaradamente, no Inter x Palmeiras.

Poupo a oficial de certos assuntos, mas já vi mesas redondas com a amante em um motel a caminho de Sorocaba. O Santos havia confirmado a sua moral de melhor time do universo. Queria ouvir isso da boca dos caras. Não foi possível, eram todos corintianos.

Seja oficial ou clandestina, que lindas, como suportam que voltemos as atenções, uma semana inteira, para um gol ilegal imoralmente anulado? Homem não tem mesmo o que fazer nessa vida.

Minha sogra lado B sabe que não quero que caia o Sport Club do Recife. Minha sogra deixou, de propósito, queimar o arroz do almoço do dia dos mortos.

Tomara que saia alguém vivo desta história.

@xicosa


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página