Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Fluminense busca a campanha perfeita

SÉRIE A
Campeão antecipado de 2012 tenta agora ser primeiro time melhor em tudo no torneio que conquistou

DE SÃO PAULO

O Fluminense pode se tornar um campeão brasileiro inédito se confirmar até o final da competição a campanha perfeita que faz -o título já foi confirmado, no domingo, com três rodadas de antecedência depois da vitória por 3 a 2 sobre o Palmeiras, em Presidente Prudente.

O time carioca é o melhor em tudo faltando três rodadas para o final do Brasileiro, algo que nenhum time que levantou a taça conseguiu desde 2003, quando o regulamento passou a utilizar os pontos corridos e não mais fase final com eliminatórias.

O Fluminense, comandado pelo técnico Abel Braga, é o time que mais venceu, o que menos perdeu, aquele que mais marcou e o que menos levou gols e também tem o artilheiro da competição, Fred.

O que mais próximo chegou disso foi o São Paulo campeão de 2006, que levantou a taça até uma rodada antes do que o Fluminense, quatro, teve números melhores que qualquer adversário, mas não fez o goleador da competição -Souza, do Goiás, anotou 17 gols e liderou a tabela.

O campeão de 2012 já não perde o posto do que mais venceu (pode empatar com o Grêmio, caso perca os três jogos restantes e os gaúchos vençam) e do que menos perdeu -e, se mantiver em três derrotas, será a equipe com menos derrotas desde 2003.

Nem o São Paulo de 2006 perdeu tão pouco. Naquela ocasião foram quatro insucessos, todos antes de ser campeão, em campanha que inspira o Fluminense agora.

Os gols feitos e sofridos podem ter variação, principalmente o segundo item. Com 59 gols pró, o Fluminense tem três de vantagem sobre Atlético-MG e Botafogo, que ainda têm o que disputar na competição (o primeiro briga pelo vice-campeonato, que dá vaga direta na fase de grupos da Libertadores, e o segundo ainda sonha com a competição sul-americana).

Candidato a melhor jogador do campeonato, o goleiro Diego Cavalieri e sua defesa levaram um gol a menos do que o Grêmio, outro time que luta pela segunda posição. Este parece ser o quesito que ainda pode tirar a campanha perfeita do campeão.

Depois do título confirmado, foi perguntado ao técnico Abel Braga o que poderia motivar o Fluminense nas rodadas finais e, até, se poderiam ser antecipadas as férias de alguns jogadores, como o atacante Fred, por exemplo.

"Vamos tentar terminar o campeonato vencendo e com a melhor campanha possível", disse o treinador.

O Fluminense enfrenta o Cruzeiro (em casa), o Sport, que briga para não cair, fora, e o Vasco no clássico final.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página