Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Massa e Hamilton dão sobrevida a Alonso

F-1 Ferrari manobra para mexer no grid, e inglês desbanca Vettel nos EUA

TATIANA CUNHA ENVIADA ESPECIAL A AUSTIN

GP dos EUA

1º L. Hamilton 1h35min55s269
2º S. Vettel a 0s675
3º F. Alonso a 39s229

-

"Este final de semana foi como uma vitória para nós", disse Fernando Alonso ontem, sorriso aberto, logo depois de chegar na terceira colocação no GP dos EUA.

O espanhol tinha motivos para festejar. Depois de um sábado desastroso, no qual conquistou uma modesta nona colocação no grid e viu Sebastian Vettel cravar a sexta pole position do ano, o espanhol sabia que teria bastante trabalho para levar a decisão do Mundial para o GP Brasil.

E conseguiu. Salvou o que chamou de primeiro "match point" na disputa com Vettel. E chega para a corrida de domingo, em Interlagos, 13 pontos atrás do piloto alemão, apenas três a mais do que tinha ao desembarcar nos EUA.

"Honestamente não podia estar muito mais feliz. Em um final de semana difícil como o que tivemos, perder apenas três pontos para o Sebastian não é nada", festejou Alonso, que viu Lewis Hamilton vencer no Texas -o 21º triunfo de sua carreira-, e o piloto da Red Bull ficar em segundo.

"Agora vamos para o Brasil sabendo que temos todas as condições de sermos campeões e não vamos desistir", completou o espanhol, que para ficar com o tri em São Paulo precisa, por exemplo, vencer e torcer para que Vettel seja no máximo o quinto. No caso de um abandono do alemão, o pódio bastaria.

Para evitar o tri de Vettel, Alonso teve trabalho, mas também contou com a sorte. Primeiro, ganhou um lugar no grid com a punição a Romain Grosjean. Mas a oitava posição o deixava do lado sujo da pista, enorme desvantagem em Austin. Então, pela manhã, a Ferrari resolveu lançar mão do que estava a seu alcance. Com Felipe Massa em sexto, a equipe rompeu propositadamente o lacre da caixa de câmbio do carro do brasileiro para que ele fosse punido, o que colocou o o espanhol em sétimo lugar.

Na largada, Vettel manteve a liderança e Alonso, após superar Nico Hulkenberg, Kimi Raikkonen e Michael Schumacher, fechou a primeira volta em quarto, posição que já lhe bastaria para adiar a decisão, mesmo com uma vitória do piloto alemão.

Mas sua situação ficaria melhor na 18ª volta, quando Mark Webber, terceiro, abandonou com problema no alternador do Red Bull. Na frente, Vettel tentava manter a folga para Hamilton, que se aproximava. Mas na 41ª volta o alemão não resistiu e viu o rival da McLaren roubar-lhe a vitória e a chance de ser campeão por antecipação.

"Foi uma pena porque eu queria muito vencer esta corrida e fiquei chateado. Mas temos um bom carro e fomos velozes no Brasil nos últimos anos, o que é um bom sinal para domingo", disse Vettel.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página