Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Doutor

Morre Nelson Prudêncio, dono de 2 medalhas olímpicas no salto triplo e que se dedicou aos estudos após fim da carreira

Lucas Lima - 24.jun.2012/Folhapress
Nelson Prudêncio, medalhista olímpico no salto triplo, em junho deste ano
Nelson Prudêncio, medalhista olímpico no salto triplo, em junho deste ano
DE RIBEIRÃO PRETO

Um dos maiores nomes do atletismo brasileiro e dono de duas medalhas em Jogos Olímpicos, o ex-atleta de salto triplo Nelson Prudêncio morreu ontem em São Carlos (a 232 km de São Paulo).

Aos 68 anos, Prudêncio, que era fumante, entrou em estado de coma irreversível na terça-feira (20) devido a um câncer de pulmão. Segundo a família, a doença foi descoberta há cerca de um mês.

O ex-atleta estava internado na Casa de Saúde da cidade paulista desde o dia 12 de novembro para a realização de uma biópsia (exame de diagnóstico e caraterização de tumores malignos).

Sua filha, Christiana Andréa Vianna Prudêncio, 38, disse que o pai sofreu complicações devido ao procedimento. "Ele teve um sangramento muito grave no cérebro e ficou impossível de fazer qualquer cirurgia", declarou. "Foi tudo muito rápido."

PÓDIOS

Ídolo do atletismo brasileiro e eleito um dos dez maiores triplistas da história em 1987, Prudêncio ganhou duas medalhas olímpicas no salto triplo. Foi prata na Olimpíada de 1968, na Cidade do México, e bronze em 1972, em Munique, na Alemanha.

O brasileiro é considerado um dos grandes nomes do país na modalidade, ao lado do bicampeão olímpico Adhemar Ferreira da Silva e de João Carlos de Oliveira, o João do Pulo (também medalhista em duas Olimpíadas).

No México, participou de um dos momentos mais marcantes do atletismo, em que a disputa pela medalha de ouro teve nove sucessivas quebras do recorde mundial -Prudêncio foi dono de uma das marcas (17,27 m), perdida no final para o soviético Viktor Saneyev (17,39 m).

PELO INTERIOR

Nascido em Lins (a 431 km de São Paulo), em 4 de abril de 1944, Prudêncio cresceu em Jundiaí, onde se formou torneiro mecânico. Em 1971, formou-se em educação física em São Carlos.

Diferenciou-se da maioria dos atletas brasileiros ao se tornar um dos poucos com vida acadêmica de destaque.

Prudêncio se tornou mestre em educação física pela USP (Universidade de São Paulo) em 1983 e doutor pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) em 2006.

Com os títulos, passou a ser professor da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), onde atuava no Departamento de Educação Física e Motricidade Humana e era responsável pelas disciplinas Fundamentos das Atividades Atléticas e Teorias do Treinamento no Esporte.

Além da docência, Prudêncio se engajava na luta da atividade física como meio de promoção da saúde e da cidadania. Atuava ainda como vice-presidente da CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo). Deixou dois filhos e a mulher, Maria Lúcia Saldanha Vianna Prudêncio.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página