Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Chuva fina e acidente na largada definem corrida caótica em SP

F-1 Vettel cai para último no início da prova, mas se recupera, termina em 6º e garante título

DE SÃO PAULO

GP Brasil

1º J. Button 1h45min22s656

2º F. Alonso a 2s754

3º F. Massa a 3s615

Depois de mais um treino de classificação frustrante no sábado, Fernando Alonso disse que torcia por uma corrida caótica para manter as esperanças de ser campeão.

E ontem, em Interlagos, ao menos seu primeiro desejo foi atendido. Na temporada marcada por provas emocionantes, as 71 voltas do GP Brasil fizeram jus ao resto do Mundial.

A tempestade que os times previam não ocorreu. Mas a garoa que começou a cair durante a formação do grid e voltou em momentos diferentes do GP fez da 20ª das 20 etapas da F-1 em 2012 uma das mais imprevisíveis do ano.

Logo na largada, as primeiras surpresas. Pole position pela sétima vez na temporada, Lewis Hamilton manteve a dianteira, seguido por seu companheiro de McLaren, o inglês Jenson Button.

Felipe Massa, quinto no grid, pulou para terceiro, e Fernando Alonso passou de sétimo para quinto. Sebastian Vettel, que era o quarto, foi acertado por Bruno Senna, rodou e caiu para último.

"O Mark [Webber] me espremeu na primeira curva, eu tive que tirar o pé e perdi muitas posições. Aí, de repente, senti o impacto e quando percebi estava parado com todos os carros vindo no sentido oposto", descreveu Vettel.

Na oitava volta, Button assumiu a ponta. E lá ficou até que, dez giros depois, Nico Hulkenberg, da Force India, que saiu em sexto, o superou.

Com a chuva apertando, muitos pilotos foram aos boxes trocar os pneus para pista seca por compostos intermediários. Hulkenberg e Button resolveram continuar na pista. A esta altura, Vettel já ocupava a oitava colocação.

Com o asfalto secando novamente, nova rodada de pits. Pedaços de carro na pista forçaram a entrada do safety car e Hulkenberg e Button aproveitaram para fazer suas paradas. Hamilton se beneficiou com isso e, duas voltas depois da saída do carro madrinha, superou Button.

Com estratégias de pits diferentes e erros, as trocas de posições eram constantes.

Na 48ª volta, Hamilton roubou a ponta de Hulkenberg. Mas a liderança do piloto da McLaren não duraria muito.

Na tentativa de retomar a primeira posição, o alemão da Force India perdeu o controle do carro e tirou Hamilton da corrida, fazendo com que Button herdasse a dianteira. Com isso, Massa pulou para segundo, seguido por Alonso. Vettel já era o sétimo.

Com o espanhol desesperado, Massa deu passagem ao parceiro de Ferrari na 62ª volta. Dois giros depois, Vettel superou Michael Schumacher e assumiu a sexta colocação.

E, para encerrar a corrida, um acidente com Paul di Resta ainda fez o safety car voltar à pista na penúltima volta para dar o 15º triunfo da carreira a Button, o terceiro no ano.

"Foi uma das provas mais difíceis que já fiz, por isso estou muito feliz com o resultado", declarou o inglês.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página