Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Após erro, Belo Horizonte evita queixa à Fifa

COPA DAS CONFEDERAÇÕES Por amistoso do Brasil e semifinal, cidade não vai criar atrito após sorteio confuso

DE SÃO PAULO

É consenso entre a Fifa, o COL (Comitê Organizador Local) e as sedes que Belo Horizonte foi a cidade mais prejudicada pelo sorteio da Copa das Confederações, realizado anteontem em São Paulo.

A capital mineira vai receber dois jogos da primeira fase da competição. O primeiro entre Taiti e o representante da África, a partida menos interessante do torneio.

O outro duelo será Japão x México, pelo Grupo A, e será disputado exatamente no mesmo horário de Brasil x Itália (em Salvador), jogo mais aguardado da primeira fase.

A cidade poderia ter recebido jogos mais atrativos se o chef Alex Atala não tivesse pegado uma bolinha do pote errado durante o sorteio, o que bagunçou a definição dos locais e datas dos jogos.

Integrantes do comitê mineiro da Copa cogitaram procurar a Fifa ou até a Justiça para reverter o resultado do sorteio, mas desistiram.

A cidade-sede não vai protestar por dois motivos: recebeu a confirmação de um amistoso da seleção brasileira em junho e vai abrigar uma das semifinais da Copa das Confederações, possivelmente com o Brasil em campo.

Por tudo isso, a avaliação é de que não vale a pena a cidade comprar briga agora com a CBF, o COL ou a Fifa.

O último amistoso da seleção brasileira antes da estreia no torneio será no Mineirão: o time de Luiz Felipe Scolari pega a França em 9 de junho.

A semifinal prevista para o estádio terá o ganhador do Grupo A (que tem Brasil, Itália, México e Japão) contra o segundo do B (Espanha e Uruguai como favoritos).

O governador da Minas Gerais, Antonio Anastasia, também tratou de pôr panos quentes sobre a indignação com o resultado do sorteio.

"Não são seleções conhecidas, mas são muito aguerridas", disse o governador, sobre o jogo do Taiti. "Depois vamos ter o México, uma seleção que atrai muitos torcedores. E uma semifinal que pode ter o Brasil", afirmou.

A seleção brasileira vai estrear em Brasília e depois jogar em Salvador e Fortaleza. Se avançar em primeiro no grupo, passa por Belo Horizonte. Se ficar em segundo, volta a jogar no Ceará.

Ao lado do Castelão, em Fortaleza, o Mineirão é o estádio que está mais perto de ser concluído. Ambos estão com 96% das obras prontas.

O estádio será entregue em 21 de dezembro, e a inauguração está marcada para 3 de fevereiro de 2014, com um clássico entre Atlético-MG e Cruzeiro pelo Estadual.

Apesar de ter concluído a arena no prazo, a cidade não terá a tempo da Copa das Confederações suas obras de mobilidade urbana.

Para amenizar os problemas com o trânsito, prefeitura e governo estadual estudam decretar ponto facultativo nos três dias em que haverá jogos pelo torneio.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página