Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

'Japoneses' do time trabalham para facilitar adaptação

CORINTHIANS Fábio Santos, Danilo e Emerson já atuaram no país em que o clube vai disputar o Mundial

LUCAS REIS SANDRO MACEDO ENVIADOS ESPECIAIS A NAGOYA

Enquanto se prepara para a estreia no Mundial de Clubes, o Corinthians estreita sua relação com o Japão.

Os brasileiros centralizam todas as atenções em solo japonês, enquanto o Chelsea ainda jogará uma vez, hoje, contra o Sunderland, pelo Inglês, antes de embarcar.

A chegada do Corinthians a Tóquio, depois a Nagoya e à desconhecida Kariya, onde fez ontem seu primeiro treino, atrai a atenção de pessoas e da imprensa local e arrasta consigo uma multidão de jornalistas brasileiros.

Em campo, a relação da equipe de Tite com os japoneses também é próxima. Três dos principais jogadores já atuaram no Japão: Danilo, Fábio Santos e Emerson.

Danilo foi tricampeão nacional pelo Kashima Antlers antes de voltar para o Brasil e optar pelo Corinthians, único clube participante desta edição do Mundial a elaborar guia de mídia em japonês.

Fábio Santos também defendeu o Kashima, e Emerson passou por três clubes japoneses: Consadole Sapporo, Kawasaki Frontale e Urawa Red Diamonds. O atacante morou seis anos no Japão e disse que a experiência ajudou até a formar seu caráter.

"Morei seis anos, vi meus filhos crescerem e, como pessoa, cresci e aprendi muito. O povo japonês me ensinou muito mais do que eu precisava", disse o atacante ontem, em entrevista coletiva traduzida para o japonês, arrancando sorrisos dos jornalistas e voluntários locais.

TORCIDA NO TREINO

Até Tite tem experiência no Japão. Em 2009, pelo Inter, conquistou a Copa Suruga.

A chegada do Corinthians ao país foi destaque na imprensa local, que ficou impressionada com a quantidade de pessoas que rodearam o hotel do time em Nagoya.

Ontem, a tranquila cidade de Kariya saiu da rotina ao ser invadida pelos brasileiros que visitaram o estádio local.

Dezenas de torcedores do Brasil que moram no Japão foram até o treino e até estenderam faixa. "Welcome, Corinthians", saudou o placar eletrônico da arena.

Durante a tarde, os jogadores interagiram com japoneses em um shopping: foram às compras, devidamente seguidos de perto por jornalistas e alguns fãs.

Assim como em Dubai, o passeio fez parte do processo de adaptação ao fuso horário do país -11 horas de diferença para o Brasil.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página