Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Centenário do clube no Estadual começa com partida em Jundiaí

DE SÃO PAULO

Recordista de títulos (26), o Corinthians completa o centenário de sua estreia e participação no Paulista.

Hoje, a presença do campeão mundial é uma das razões para a sobrevivência do Estadual, mas, há cem anos, isso significou uma ruptura com a tradição local.

"Naquela época, o futebol era dominado pela elite paulistana. Os times de origem humilde ficavam restritos à várzea", explica Fernando Wanner, integrante do departamento cultural corintiano.

O Corinthians, que era formado por operários, foi o primeiro clube popular a disputar o campeonato. Abandonou a várzea em 1912 e pediu à Liga Paulista de Futebol, responsável pelo torneio, uma vaga na edição de 1913.

Até então, a entrada de novos clubes era encarada com restrição pelas equipes fundadoras da Liga, formada por clubes da elite paulistana.

Em 1913, a Liga iniciou um processo de reestruturação e aprovou o ingresso do Corinthians no Paulista. Contrariado, o Paulistano abandonou o grupo e criou uma nova entidade, a Apea (Associação Paulista de Esportes Atléticos). A equipe teve a companhia da Associação das Palmeiras e do Mackenzie, que disputaram o primeiro torneio da nova entidade.

O Paulista teve dois torneios -o Corinthians só venceu um jogo na Liga, cujo campeão foi o Americano, e o Paulistano faturou o título da Apea. Em 1917, a Liga Paulista foi extinta. (rafael valente)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página