Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Pelé anotou um gol contra o clube, revela almanaque

SANTOS
Tento foi marcado em jogo amistoso durante excursão pela Costa do Marfim, em 1966

RAFAEL VALENTE DE SÃO PAULO

Dos mais de 1.000 gols registrados por Pelé, um foi contra o Santos. Mas esse curioso tento ficou esquecido por 47 anos e só agora teve sua história resgatada.

O achado foi de Guilherme Nascimento, 51, professor de química em Mongaguá (litoral de SP) e pesquisador, que acaba de concluir o "Almanaque do Santos FC".

A obra reúne dados de mais de 5.000 jogos do Santos. O autor ainda descobriu 20 partidas perdidas e que interferem nas estatísticas do clube, além de curiosidades, como o gol "contra" de Pelé.

O jogo em questão foi em janeiro de 1966 contra a Costa do Marfim, em uma excursão. O time alvinegro venceu por 4 a 2. Pelé jogou o primeiro tempo pelo Santos como goleiro. Depois, virou atacante do time rival e fez um gol.

Na época, a Folha relatou que o rei ganhou bicho das duas equipes. Apesar de curioso, o caso estava esquecido.

Para o pesquisador, o achado não deve mudar os números de Pelé na equipe.

"O Santos concordou que foi uma exibição e, portanto, sem valor para as estatísticas oficiais. Mas não saberia dizer se mudará a história do Pelé perante seus biógrafos."

Se a partida fosse considerada, ela teria efeito na data do gol mil, marcado em 19 de novembro de 1969 contra o Vasco, no Maracanã. O milésimo gol passaria a ser contra o Botafogo-PB, cinco dias antes, numa vitória por 3 a 0.

O trabalho de Nascimento pode ser comparado com o de um arqueólogo dada a dificuldade em reunir dados.

"O período mais difícil é de 1912 a 1926. As informações que o Santos têm não batiam com as da federação e com as dos jornais na época. Tive de estabelecer critérios para me aproximar do real", explicou.

O pesquisador é torcedor do Santos e não tem nenhum vínculo com a equipe. Mas, ao término da pesquisa, teve seu trabalho reconhecido e oficializado pelo clube -virou um produto licenciado.

NOVIDADES NO TIME

O Santos enfrenta a Ponte Preta em Campinas, às 18h30, com duas novidades.

Uma delas é a volta do lateral esquerdo Léo, 37, que está recuperado de artroscopia no joelho esquerdo e fará sua estreia na equipe em 2013.

A outra será a formação com cinco meio-campistas e só Neymar no ataque.

O 4-5-1, com três volantes e dois armadores, foi testado na última quinta, com goleada sobre o Jabaquara.

"Montillo e Cícero têm obrigação de chegar à área. Queremos deixá-los mais livres para trabalharem com Neymar", disse Muricy Ramalho.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página