Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Pistorius paga fiança e será julgado em liberdade

ATLETISMO
Acusado de matar namorada terá de se apresentar em 4 de junho

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Sob gritos de "sim!" de amigos e familiares presentes na corte de Pretória, na África do Sul, Oscar Pistorius foi solto ontem sob fiança e poderá responder em liberdade à acusação de ter matado a namorada, Reeva Steenkamp, na semana passada.

A decisão foi tomada pelo juiz Desmond Nair após quatro dias de audiência. O para-atleta, que deixou o local acompanhado da família e foi direto para a casa de seu tio Arnold, terá de se apresentar à Justiça só no dia 4 de junho.

Pistorius teve de pagar 1 milhão de rands (cerca de R$ 222 mil) de fiança, sendo que 10% deste valor teve de ser pago em dinheiro. Além disso, o primeiro biamputado a ter participado de uma Olimpíada teve ainda de entregar seu passaporte e se comprometer a devolver todas as armas que possui, não beber álcool ou usar drogas e manter-se distante dos aeroportos.

O sul-africano também não pode deixar Pretória sem autorização e não pode voltar para sua casa, local do crime.

"Estamos aliviados pelo fato de Oscar ter conseguido sair sob fiança, mas ao mesmo tempo estamos de luto pela morte de Reeva", afirmou Arnold na saída da corte.

Apesar da decisão de libertar o para-atleta, o juiz afirmou que, no julgamento, Pistorius terá de responder a uma série de questões.

"Por que ele não tentou localizar a namorada quando imaginou que tinha um invasor em sua casa? Por que não tentou descobrir quem estava no banheiro e por que não tentou fugir do suposto perigo em vez de ir para o banheiro?", questionou Nair. "Ainda há muitas respostas a serem dadas neste caso."

A defesa de Pistorius se baseia na tese de que o para-atleta ouviu um barulho e imaginou que sua casa tivesse sido invadida por um criminoso. Com a porta do banheiro trancada, ele atirou e matou sua namorada.

Já a acusação quer provar que o assassinato da modelo de 29 anos foi premeditado e que aconteceu após um discussão do casal. Ainda de acordo com a versão deles, Pistorius também não mostrou ter pena da vítima.

"Como família, sabemos a versão de Oscar para o que ocorreu naquela noite trágica e sabemos que a verdade irá prevalecer no julgamento", disse o tio do velocista.

O juiz do caso ainda minimizou o fato de o principal investigador do assassinato, Hilton Botha, ter sido afastado anteontem já que é acusado de matar sete pessoas.

Segundo Nair, "um homem não representa o caso do Estado e o Estado não tinha como juntar todas as peças do quebra-cabeças em um período tão curto [quatro dias]".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página