Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Parlapatões trazem peça baseada em Angeli a SP

Montagem de humor politicamente incorreto estreou no Festival de Curitiba

Personagens dos quadrinhos Rê Bordosa, Skrotinhos, Meia Oito e Bob Cuspe sobem ao palco do Ibirapuera

GUSTAVO FIORATTI DE SÃO PAULO

Rê Bordosa, os Skrotinhos, Meia Oito e Bob Cuspe ganharam novos papéis, que não os de livros, jornais e revistas.

Os personagens do cartunista Angeli poderão ser vistos agora no palco, no espetáculo "Parlapatões Revistam Angeli", da trupe paulistana sediada na praça Roosevelt.

Com direção de Hugo Possolo, a montagem estreou no Festival de Curitiba na última quarta e vai a São Paulo, para duas sessões, nos dias 12 e 13, no auditório Ibirapuera.

A transposição para o palco parte de pesquisa de Possolo junto ao acervo de Angeli, incluindo tirinhas publicadas na Folha. Para preservar o ritmo de quadrinhos e charges, optou-se pela criação de uma sequência de esquetes. Algumas histórias foram mantidas tal qual nos originais.

"Procuramos manter a cadência dos quadrinhos", diz o diretor. "Só que, entre as esquetes de três tempos, colocamos histórias mais continuadas. No palco, tudo em três tempos poderia entediar".

O resultado são cenas ágeis, com trocas habilidosas de figurino. O esquerdismo anacrônico de Meia Oito, a decadência junk de Rê Bordosa, o sadismo juvenil dos Skrotinhos e o universo punk de Bob Cuspe são modelados ainda por acordes de guitarra, com trilha composta por Emerson Villani e o titã Branco Mello.

A adaptação, diz Possolo, procura ainda manter o espírito politicamente incorreto de Angeli, "com o cuidado de não desvirtuar o tipo de humor que ele faz", diz o diretor. "Nós, do Parlapatões, temos o nosso tipo de humor, mas queríamos manter o tipo de humor do autor mais do que tudo", afere.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página