Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Evento reúne centenas de lojas e lança itens exclusivos

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

"A internet ajuda e entretém, mas não é substituto para a conversa com um ser humano", diz o guitarrista [e dono de uma loja de discos em Nashville, nos EUA] Jack White, ex-líder do White Stripes, embaixador do Record Store Day 2013, em seu manifesto a favor das lojas de discos.

A cultura em torno das lojas inclui CDs, DVDs, livros e, claro, conversas e dicas.

Mas a estrela do Record Store Day é o disco de vinil, que em 2012 teve a maior vendagem desde o fim dos anos 1990, um sintoma de franca recuperação, e está transformando o CD em um simples degrau rumo à praticidade do formato digital.

Segundo relatório do instituto americano NielsenSound, no ano passado foram vendidos 4,6 milhões de discos de vinil nos EUA, batendo o montante do ano anterior, de 3,9 milhões.

O mesmo relatório indica que 67% desses discos são vendidos em pequenas lojas.

No Reino Unido, as vendas de vinil cresceram 70% entre 2009 e 2012, alcançando 9,1 milhões de cópias.

Criado em 2007 por donos e funcionários de lojas de discos nos Estados Unidos, o Record Store Day envolve centenas de lojas em todo o mundo, ligadas ou não oficialmente à data.

Nos EUA, onde o evento cresce rápido, os participantes se comprometem a vender lançamentos feitos especialmente para a data, só no balcão, direto para o público.

A lista desses lançamentos tem 400 itens, incluindo reedições e singles de David Bowie, Black Keys, Velvet Underground e The xx. [www.recordstoreday.com/SpecialReleases]

Apenas quatro lojas brasileiras constam entre as "oficiais": Modern Music Discos, de Brasilia (DF) [ www.modernmusic.com.br ], Toca do Disco, de Porto Alegre (RS), Passa Disco, do Recife (PE) [ www.passadisco.com.br ], e The Records em São Paulo [ www.therecords.com.br ].


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página