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Legião Urbana está em mais de 850 salas de cinema

"Faroeste Caboclo", baseado em canção da banda, junta-se a "Somos Tão Jovens"

Em 4 semanas, filme que retrata juventude de Renato Russo foi visto por mais de 1,5 milhão de pessoas

JULIANA GRAGNANI COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Um filme é sobre a vida de Renato Russo; o outro adapta uma das canções mais famosas do cantor, ancorada na relação de João de Santo Cristo e Maria Lúcia.

Embora partam de objetos diferentes, os longas-metragens "Somos Tão Jovens", de Antonio Carlos da Fontoura --em cartaz desde o último dia 3--, e "Faroeste Caboclo" --que chega hoje a 500 salas--, de René Sampaio, dialogam entre si e apelam à mesma fatia de público.

A distância de menos de um mês entre as estreias, dizem os produtores, foi uma coincidência. "A nossa estava marcada havia quatro meses", afirma Fontoura, também produtor de "Jovens".

Bianca de Felippes, produtora do filme que narra a odisseia brasiliense de Santo Cristo, diz que a proximidade dos lançamentos (e a possibilidade de canibalização mútua) a deixou preocupada --segundo ela, a estreia de "Faroeste" havia sido marcada em novembro passado.

"Chegamos a pensar que, se o filme sobre a vida do cantor fosse ruim, possivelmente ninguém veria depois um outro baseado em uma música sua. Se fosse bom, o público gastaria dinheiro no começo do mês e também não iria ver Faroeste'. Mas, no fim das contas, foi muito positivo", analisa ela.

Não foram só as estreias que se sobrepuseram. O mesmo ocorreu com as filmagens em Brasília: a equipe de "Faroeste" registrou as últimas tomadas em maio de 2011, exatamente no mesmo mês em que as cenas do grupo de amigos de Renato Russo começaram a ser rodadas ali.

Segundo Felippes, parte da equipe de seu filme aproveitou a oferta de postos no set do outro longa e ficou na cidade, enquanto o restante foi a Paulínia para finalizar as cenas de "Faroeste".

INTERNET

Foi nesse período que a equipe de "Somos Tão Jovens" começou a postar os bastidores do longa no site oficial. No Facebook, trata-se hoje da página de filme nacional com maior número de "curtidas": 496 mil.

"Faroeste" também bateu recordes na internet. O trailer oficial teve mais de 2,6 milhões de visualizações --1,5 apenas nos dois primeiros dias de exibição do vídeo.

Mas a história cantada pela Legião Urbana no tema de nove minutos não foi apenas roteirizada para o cinema: "Faroeste" ressuscitou o "Notícias Populares", publicação do Grupo Folha que circulou de 1963 a 2001. Com tiragem de 300 mil exemplares, o encarte publicitário (com títulos e textos que seguiam a linha do extinto jornal popular) entrou na conta dos R$ 4 milhões gastos entre comercialização e divulgação do filme, cujo orçamento total chegou a R$ 10 milhões.

Até o último domingo, segundo o Filme B, portal que monitora o mercado cinematográfico no país, quase 1,6 milhão de pessoas haviam assistido a "Jovens", que iniciou carreira em 550 salas e ocupa atualmente 358. "Faroeste Caboclo' será favorecido pela mídia espontânea do Somos Tão Jovens', que não deve ser afetado, pois está com trajetória consolidada", afirma Paulo Sérgio Almeida, diretor do Filme B.


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