Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Volume da Coleção lança luz sobre obra de Adriana Varejão

Livro vai às bancas no próximo domingo e aborda a pintora contemporânea carioca

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Uma lufada de contemporaneidade. É o que traz o quinto volume da Coleção Folha Grandes Pintores Brasileiros, dedicado à obra da artista plástica Adriana Varejão.

O livro vai às bancas no próximo domingo (9) e analisa 28 obras da carioca, que está entre os artistas brasileiros mais valorizados por museus, galerias e casas de leilão.

Nas últimas duas décadas, obras de Varejão chegaram ao acervo de importantes instituições estrangeiras, como a Tate Modern, de Londres, e o Guggenheim, de Nova York.

No Brasil, elas estão, entre outros, no Museu de Arte Moderna do Rio e no Instituto Inhotim, de Brumadinho.

Ali, no interior de Minas Gerais, um pavilhão foi construído especialmente para receber trabalhos da artista de grandes proporções.

Na implantação do projeto, o prédio moldou-se às obras, que também foram afetadas pela arquitetura a seu redor.

A obra de Varejão --identificada em traços amplos com o acervo visual do barroco e da azulejaria-- divide-se em séries. Isso permite à artista manter a continuidade da investigação.

As 28 obras analisadas pelo pesquisador e curador Marcos Moraes, autor do livro, mapeiam cronologicamente a produção da artista, de "Altar Amarelo" (1987) à série "Carnívoras" e ao "Panorama da Guanabara" (ambos de 2012).


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página