Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Livro-CD de Mendelssohn fecha Coleção Folha dedicada a crianças

Vida e obra do compositor alemão chegam às bancas no dia 23/6

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Uma viagem pelo tempo e espaço chega ao fim depois de 19 semanas. Os personagens Dó e Mi conhecem a vida e obra de Mendelssohn no último dos 20 volumes da Coleção Folha Música Clássica para Crianças.

O livro-CD vai às bancas no domingo, dia 23 de junho, e apresenta às crianças a vida e a obra de Jakob Ludwig Felix Mendelssohn Bartholdy, nascido em Hamburgo, Alemanha, em 3 de fevereiro de 1809.

Filho de uma família rica de banqueiros e intelectuais, o músico teve aulas de piano com a mãe desde pequeno.

Adulto, impressionava como pianista, diretor, pintor, esportista e escritor. E, claro, compositor de sinfonias, concertos, óperas, música de câmara e para piano.

Dentre elas, destaca-se "Sonho de uma Noite de Verão" --adaptação da peça de teatro de William Shakespeare--, que inclui a popularíssima "Marcha Nupcial", que embala até hoje caminhadas de noivas ao altar, ponto alto de seus casamentos. Trechos da obra estão no disco da coleção.

Merecem destaque, ainda, as "Canções sem Palavras". O CD também inclui fragmentos dessa composição.

O músico foi amigo de Frédéric Chopin e Robert Schumann. Com este último e outros maestros, fundou o conservatório de Leipzig, onde davam aulas de piano e composição.

Mendelssohn viajou por toda a Europa e fez muito sucesso ao longo de sua curta vida --ele morreu em 4 de novembro de 1847, aos 38 anos. Ao piano impressionou a rainha Vitória, do Reino Unido, que lhe homenageou mandando construir uma estátua dele em seu palácio.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página