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Diretor diz que ela tem carisma, charme e energia

SILAS MARTÍ DE SÃO PAULO

Quando Matthew Akers, diretor de "Artista Presente", conheceu Marina Abramovic, ainda duvidava da força da performance como um meio de expressão artística.

"Nunca tinha visto uma performance boa", conta Akers à Folha. "Mas o que ela fez no MoMA foi uma grande obra de arte. É sobre vencer todos os limites da dor e ser ela mesma um condutor dessa experiência. Seu brilhantismo está na simplicidade."

Ou num simulacro dela. Akers passou 11 meses seguindo a artista ao redor do globo e gravou 700 horas de imagens para seu filme sobre a retrospectiva de Abramovic em Nova York há três anos.

Por trás do minimalismo da performance, em que a artista ficava cara a cara com cada espectador da mostra sem dizer nada, está um exército de assistentes, longas sessões de fotos, viagens, entrevistas e reuniões sem fim.

De cético, Akers passou a aguerrido defensor de uma das artistas mais polêmicas do século 20, considerada a maior performer viva hoje. "Ela sabe usar seu carisma", diz o diretor. "É alguém que exala charme e energia."

E também disciplina. "Ela me disse que eu teria acesso a tudo, até me deu uma chave de seu apartamento", diz o diretor. "Mas também disse que queria controlar tudo."

Nesse retrato cinematográfico, Abramovic parece, de fato, centralizar todas as decisões. Ela dá ordens, define, resolve, controla cada detalhe, nervosa com o tamanho da obra que estava armando. E a lente de Akers segue tudo no encalço, muito de perto.

Tudo parece inabalável pela rigidez da artista, até o momento em que ela fica frente a frente com Ulay, antigo parceiro de trabalho, amante e grande amor de sua vida.

Na performance, Abramovic não resiste, quebra suas regras e estende as mãos para tocar as dele. Akers chama esse momento de um "presente dos deuses do cinema".


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