Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Coleção Folha analisa cores vibrantes de Milhazes

Pintora carioca está no volume que vai às bancas neste domingo, dia 14

Arte erudita, culturas de massa e popular e natureza tropical mesclam-se em obra valorizada em leilões

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O universo de cores e formas de Beatriz Milhazes vai às bancas neste domingo, dentro da Coleção Folha Grandes Pintores Brasileiros.

O décimo volume da série é dedicado à artista que nasceu no Rio em 1960 e fez parte da chamada Geração 80, de artistas surgidos na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, como Adriana Varejão (vol. 5 da coleção), Daniel Senise (vol. 22), Chico Cunha e Cristina Canale.

As cores da obra da artista remetem ao mundo natural, mas também às criações humanas em artes, arquitetura, propaganda, design, vestuário, decoração e ornamento.

Desse conjunto de referências eruditas e populares, permeadas pela natureza exuberante, resulta uma obra universal, muito valorizada por museus e leilões.

Em novembro do ano passado, por exemplo, "Meu Limão" (2000) foi arrematada em um leilão em Nova York por US$ 2,1 milhões. É até hoje o maior valor pago por obra de um artista brasileiro vivo.

Cinco anos antes, ela já havia quebrado a barreira de um milhão de dólares quando a pintura acrílica sobre tela "O Mágico" (2001) foi vendida por US$ 1,049 milhão.

Esta última e outras 27 obras da artista, entre pinturas, colagens e cenários, são analisadas em detalhe no livro da coleção, escrito por Caru Duprat, professora da Faap e historiadora da arte.

O percurso de obras selecionadas começa em 1982, ano em que a artista ainda frequentava o Parque Lage, e vai até 2010. Entre as obras, estão "O Elefante Azul" (2002), "Avenida Brasil" (2003-2004) e "Férias de Verão" (2005).

A galeria de obras lança luz sobre a trajetória da artista, sempre marcada pela organização cromática e pela experimentação de materiais.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página