Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Televisão/Outro Canal

ALBERTO PEREIRA JR. (interino) - alberto.pereira@grupofolha.com.br

folha.com/outrocanal

Roteiristas vão a Brasília pedir por direitos autorais

Depois da aprovação da lei que muda a forma de gerir os direitos autorais musicais no país, roteiristas, autores e diretores de audiovisual iniciaram mobilização para também receberem pela exibição pública de suas obras.

A Associação dos Roteiristas, a Associação Paulista de Cineastas, a Associação Brasileira de Cineastas e o Fórum de Cineastas estão montando uma comissão para ir a Brasília discutir o assunto, no mês que vem.

O movimento pede tratamento igual ao dos músicos, visto que, por lei, diretores e roteiristas também são reconhecidos como coautores de obras audiovisuais.

Um abaixo-assinado publicado no site Petição Pública já tem o endosso do ator Paulo Betti, dos roteiristas Newton Cannito e Paulo Cursino e do cineasta André Klotzel.

Existe um anteprojeto elaborado pelo Ministério da Cultura, que reforma a lei de direitos autorais e está em análise na Casa Civil. Em sua forma original, a lei aprovada previa a criação de uma arrecadadora para o audiovisual, mas o item foi retirado.

"O MinC se ocupa mais com o Ecad [Escritório Central de Arrecadação e Distribuição] do que com os outros direitos. Infelizmente, não teremos um Roberto Carlos para abrir os caminhos em Brasília", diz Marcílio Moraes, da Associação dos Roteiristas.

-

ADEUS No último capítulo de Carrossel' (SBT), no próximo dia 26, as crianças vão cantar e dançar ao lado de orquestra regida pelo maestro Júlio Medaglia

-

Pegou A estreia da quarta temporada de "A Liga" (Band) marcou, anteontem, 11 pontos no Ibope, um ponto a menos que a Globo, no horário. A atração foi líder por 27 minutos. Cada ponto equivale a 62 mil domicílios na Grande SP.

Time A Band segue dispensando funcionários. Anteontem, seu departamento de esporte foi o mais afetado, com cinco baixas, entre elas Terence Paiva, que era chefe de redação do setor.

Time 2 E novos cortes na Record estão previstos para os próximos meses.

Online O acesso ao Telecine Play estará liberado para os clientes da Sky entre os dias 27 de julho e 4 de agosto. A plataforma reúne na internet os filmes da rede para assinantes dos seus seis canais.

Horário nobre A Rede Vida vai exibir novelas. Em 4 de agosto, às 21h, estreará "Meu Pé de Laranja Lima", que foi levada ao ar em 1998 pela Band. Rodrigo Lombardi e Regiane Alves estão na trama.

Horário nobre 2 Em fevereiro de 2014, o canal católico exibirá "Os Imigrantes", de Benedito Ruy Barbosa, que a Band havia levada ao ar em 1981.

Pontífice A Rede Vida também mobilizará 120 profissionais para a transmissão da Jornada Mundial da Juventude. A repórter Anna Ferreira estará no avião do papa.

Emprego Diretores do SBT e da TV Gazeta procuraram a RedeTV! para se oferecerem à vaga de superintendente artístico, que deve ficar com Andréa Dallevo, filha do dono da emissora, Amilcare Dallevo.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página