Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Crítica - Animação

Caracol obcecado por corridas vira piloto em desenho realista

ALEXANDRE AGABITI FERNANDEZ COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Anos atrás, o jardim do canadense David Soren estava infestado de caracóis, que serviram como ponto de partida para um argumento inscrito num concurso da produtora DreamWorks, sobre um caracol obcecado por corridas de automóveis. Extravagante, a ideia venceu o concurso.

O resultado é "Turbo", uma animação feita por computador que estreia hoje e conta a história de Theo, caracol fascinado por Guy Gagné, famoso piloto campeão das 500 Milhas de Indianápolis.

Theo colhe tomates na Califórnia, mas do que mais gosta é acompanhar as proezas de Gagné pela TV, sendo ridicularizado por isso pelos colegas. Um dia, ele sofre uma mutação e se torna capaz de correr a mais de 300 km/h, o que o leva a realizar seu sonho de participar das 500 Milhas.

O personagem de Gagné combina traços de ases da Fórmula 1: ego superinflado, à la Michael Schumacher, rosto de Mark Webber e nariz remetendo a Alain Prost. Presunçoso, mas simpático, Gagné acaba enfrentando o molusco, apelidado de Turbo.

Além das crianças, adultos fãs de automobilismo podem se divertir, pois as cenas de corrida, feitas com a consultoria de corredores da IndyCar, são bastante realistas.

A técnica 3D não é essencial ao resultado, mas acentua o caráter vertiginoso das cenas de corrida. Cheio de suspense, o final destila a mesma bem-humorada ironia presente em todo o filme.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página