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Crítica - Comédia
Texto de clichês e personagens planos afastam o riso da peça 'Doidas e Santas'
MARCIO AQUILES DE SÃO PAULOA relação de um casal em crise é o tema central da comédia "Doidas e Santas". A psicanalista Beatriz (Cissa Guimarães) e seu marido, Orlando (Giuseppe Oristanio), estão presos à inércia de um casamento acomodado.
A dramaturgia, escrita por Regiana Antonini com base no livro homônimo de Martha Medeiros, é pouco elaborada, presa aos clichês de farsas matrimoniais.
As situações são previsíveis, de modo que mesmo tiradas cômicas mais elementares não conseguem surtir efeito por meio dos diálogos.
A graça surge apenas nas manifestações espontâneas dos atores, sobretudo nos desabafos através de palavrões de Oristanio, apesar de reiterados muitas vezes.
Falta moderação no emprego dos apartes --comentários feitos diretamente ao público sobre os dilemas sentimentais dos personagens.
Cissa Guimarães discursa de forma cristalina. Não se perde um fonema do que ela fala, mas o tom artificial faz parecer uma palestra motivacional para divorciados.
Josie Antello incorpora a irmã, a mãe e a filha de Beatriz. Para os três papéis, escolheu o registro caricato, o único possível diante da platitude dos personagens.
Já Oristanio alcança sutilezas em seu papel, pois não se delimita à unilateralidade de marido machista; mesmo quando destila seus preconceitos, consegue expressar uma gama maior de emoções.
As irregularidades ficam mais patentes na reviravolta da história, quando ocorre a separação do casal.
Neste ponto de inflexão, tenta-se sem sucesso transformar as piadas em reflexões psicanalíticas mais profundas sobre relações afetivas. A comédia vira melodrama sem relevo.
A montagem dirigida por Ernesto Piccolo prioriza o trabalho dos atores e dá pouca atenção ao cenário, ao figurino e à iluminação.
Esta predileção é danosa ao resultado final, uma vez que o texto é simplista e não desperta grande interesse por muito tempo.
O clima de autoajuda do enredo transforma o espetáculo mais em uma aula para casais em busca de lições didáticas sobre como salvar um casamento do que em uma comédia de costumes.