Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Hollywood criou os adolescentes em 'O Selvagem'

DO EDITOR-ASSISTENTE DA "ILUSTRADA"

É curioso acompanhar Sofia Coppola definir um tipo particular de adolescente no cinema. É mais um de vários. Mais do que refletir os jovens na tela, Hollywood gosta de inventá-los.

Até o início dos anos 1950, os filmes tinham personagens adultos ou crianças. Foi em 1953, com "O Selvagem", que o cinema inventou, literalmente, o adolescente.

No filme, Marlon Brando (1924-2004) de blusão de couro e camiseta é o líder de uma gangue de motoqueiros que invade uma cidade pequena, criando tensão, conflitos e violência.

Dois anos depois, o mito James Dean (1931-1955) apareceu em "Juventude Transviada" para consolidar o teen rebelde.

O cinema da época nem tinha elenco adolescente. Brando, aos 29 anos, vivia um motoqueiro que tinha 19. Dean, 23, interpretava um estudante de 16.

A renovação dos personagens seguiu por vários perfis. Alegres, sensíveis, engraçados, furiosos, virgens loucos para transar e até vampiros e lobisomens.

Os seres fantásticos da "Saga Crepúsculo" não são novidade --o primeiro lobisomem teen das telas é dos anos 1950. Mas a série inovou pela legítima motivação adolescente de seus personagens. (TM)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página