Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Morre aos 87 o romancista policial Elmore Leonard

Autor de 45 livros, americano foi vítima de complicações de um derrame

Obra do escritor originou filmes como 'Jackie Brown', de Tarantino, e 'O Nome do Jogo', com Travolta

RAQUEL COZER COLUNISTA DA FOLHA

O norte-americano Elmore Leonard, autor de faroestes e policiais que originaram filmes como "Hombre" (1967) e "O Nome do Jogo" (1995), morreu ontem, aos 87 anos, em sua casa em Detroit, nos EUA, por complicações decorrentes de um derrame.

O escritor sofrera um acidente vascular cerebral em 29 de julho. Recentemente, seu filho Chris Leonard escreveu no Facebook que o pai não mostrava sinais de melhora e que a família estava se reunindo para ficar junto dele.

Autor de 45 livros (estava escrevendo o 46º), além de roteiros para TV e cinema, Leonard era elogiado pelo texto bem-humorado e pelos diálogos realistas. Tinha admiradores como os escritores Stephen King e Martin Amis e o diretor Quentin Tarantino, que adaptou "Rum Punch" (1992) no filme "Jackie Brown" (1997).

A maior parte da obra originou filmes para cinema e TV, como "O Nome do Jogo", com John Travolta, e "Irresistível Paixão" (1998), de Steven Soderbergh.

Entre adaptações mais recentes estão a série "Justified", cuja quinta temporada estreia no canal FX em 2014, e o filme "Life of Crimes", com Jennifer Aniston, previsto para o Festival de Cinema de Toronto, no mês que vem.

Filho de um executivo da General Motors, Elmore Leonard nasceu em 11 de outubro de 1925, em Nova Orleans, e vivia desde 1934 em Detroit. Era fascinado por esportes (fã do time de beisebol Detroit Tigers) e armas (obcecado pelos bandidos Bonnie e Clyde).

Após um período na Marinha, entrou na Universidade de Detroit e começou a trabalhar como redator publicitário. Formou-se em 1950 em inglês e filosofia.

Seu primeiro conto, "Trail of the Apaches", saiu na revista "Argosy", em 1951.

Em 1953, lançou o romance "The Bounty Hunters", publicado no Brasil como "Os Órfãos de Ruanda" (Rocco).

A Rocco tem 16 títulos do autor em catálogo, sendo sete de faroeste, como "Hombre" e "Valdez Vem Aí". Outros dois, "Joe la Brava" (1990, esgotado) e "Bandidos" (1998), saíram pela Record. A Companhia das Letras lança em outubro o romance mais recente de Leonard, "Raylan", de 2012. Em 2014, sai "Djibouti", de 2010.

À Folha, em 2004, Leonard comentou a mágoa por não vender como outros autores de thrillers. "Vendo 100 mil cópias de cada livro. Isso é bom, me coloca na lista dos top' do New York Times'. Mas não se compara com John Grisham, que vende 2 milhões por título", disse.

Casado três vezes, vivia com a terceira mulher desde 1993. Deixou cinco filhos do primeiro casamento, 12 netos e cinco bisnetos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página