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Opinião

Caubói foi usado para mitificar processo de formação dos EUA

INÁCIO ARAUJO CRÍTICO DA FOLHA

Enquanto os EUA expandiam seu império mundialmente, até mais ou menos os anos 1960, o faroeste os acompanhava: os filmes descreviam uma epopeia de conquista territorial --o avanço ao Oeste, à custa dos índios, dos mexicanos ou de quem mais aparecesse pela frente.

Essa epopeia, no entanto, foi bem mais do que isso. O faroeste lançou as bases do homem americano e de seus valores. Em parte, sugeria a existência de uma luta perene entre bem e mal, pela conquista de nossa alma. Os pistoleiros nos representavam nessa luta --os bons, claro.

Outros aspectos, mais discretos, nem por isso são secundários. Ali, via-se um povo disposto ao sacrifício para colonizar a nação. Cada agricultor era, a seu modo, um herói.

Havia também o homem que não suportava a vida urbana e seus constrangimentos. Era o caubói, aquele que carrega o valor mais caro ao ideário da América: liberdade. Tudo isso constituía um mito apto a favorecer o amálgama de povos que formava essa nação de imigrantes.

Ao mesmo tempo, mostrava ao mundo o lado luminoso, digamos, desse povo. Talvez isso explique a permanência do gênero que, para todos os efeitos, surge em 1903, quando Edwin S. Porter apresentou ao mundo seu "O Grande Assalto ao Trem".

Após ficar condenado aos seriados e pequenos filmes na Grande Depressão, o faroeste reaparece com o perigo da guerra, em 1939. Mais tarde, o gênero assume um tom mais amargo, permanecendo vivo até a Guerra do Vietnã, quando todos os valores vão por água abaixo.

Os EUA que então se anunciavam --a América atual-- talvez estejam mais bem representados atualmente na América paranoica dos muitos apocalipses anuais, das invasões alienígenas, dos perigos de fim que povoam a ficção científica na era dos efeitos especiais.

E, mais realisticamente, nos duvidosos feitos da NSA ou nos horrores da prisão de Guantánamo.


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