Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Coprodução é estratégia para ganhar terreno

DE SÃO PAULO

Foram lançados no cinema no Brasil 34 documentários em 2012, segundo dados da Ancine (Agência Nacional do Cinema).

O número parece tímido para quem tem pretensões de conquistar o mercado internacional, mas representa um grande salto em relação ao colapso da produção na década de 1990. De 1995 a 1999, estrearam apenas 12 documentários.

Anúncios de coproduções dão ânimo às pretensões de aproveitar "as formidáveis ocasiões da Copa e da Olimpíada" para ganhar terreno no mercado internacional via coproduções, como diz o consultor Yves Jeanneau.

Um exemplo é a parceria firmada entre a carioca Conspiração Filmes e a francesa Gedeon para o projeto multiplataforma "Rio Over the Ages" (filme, série, site, aplicativo, livro e exposição), ao custo equivalente de R$ 19,1 mi.

Na feira Sunny Side of The Docs, fundada por Jeanneau para promover coproduções, outros projetos brasileiros conquistaram parceiros estrangeiros.

"Há uma chance histórica. Estamos um pouco atrasados para preparar os produtores. Mas ainda podemos nos recuperar."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página