Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Mônica Bergamo

BRASILEIRO GORDINHO

A maioria da população brasileira está acima do peso. Pela primeira vez, dados da pesquisa Vigitel, que coleta informações para o Ministério da Saúde, mostram que o percentual dos considerados "gordinhos" chegou a 51% em 2012. O índice, que em 2006 era de 43%, subiu pouco a pouco. Chegou a 48,5% em 2011. No ano passado, houve a virada.

A CULPA É DELES
Entre os homens, o problema é maior: 54% estão acima do peso, contra 48% das mulheres. O índice sobe no grupo masculino de maior escolaridade, chegando a 58% entre os que ingressaram na faculdade. Já entre as mulheres a situação se inverte: das que estudam até oito anos, 57% estão acima do peso, percentual que cai para 40% entre as que têm nível superior.

CARDÁPIO
A dieta alimentar inadequada é apontada como o maior problema. Dos 46 mil entrevistados, 31% dizem comer carne com gordura regularmente e 26% bebem refrigerante cinco ou mais vezes por semana. O consumo de carne gordurosa entre pessoas com 18 a 24 anos é de 39%. Nesse grupo, 36% tomam refrigerante em excesso.

REGIME
O Ministério da Saúde afirma que tenta combater os maus hábitos. Cita como exemplo a construção de polos de academia para incentivar a prática de exercícios e um programa de orientação nutricional para alunos da rede pública, além de acordos com a indústria para reduzir o teor de sódio nos alimentos.

PONTARIA
O PT vai realizar uma série de pesquisas qualitativas em vários Estados para fazer um diagnóstico local dos humores da população.

MICROFONE
O documentarista Dado Galvão desembarca hoje em Brasília para gravar entrevista com o boliviano Roger Pinto Molina. Desde abril, o Itamaraty negava pedidos do baiano para conversar com o senador na embaixada brasileira em La Paz. O parlamentar chegou no fim de semana, numa viagem secreta do país vizinho ao Brasil.

MICROFONE 2
"Quero dar a Molina a chance de explicar as denúncias dele contra o governo e de se defender das acusações do Estado boliviano", diz o diretor. O senador é investigado por assassinato, desacato e dano ambiental.

PASSADO A LIMPO
Detalhes como o tamanho da equipe e o perfil dos membros da Comissão Municipal da Verdade serão fechados nos próximos dias pelo prefeito Fernando Haddad (PT-SP). O projeto que cria o grupo será encaminhado à Câmara em setembro. O colegiado terá cinco ou sete participantes. Falta decidir se serão aceitos parentes de mortos e desaparecidos políticos ou somente técnicos.

MAIS É MENOS
Nanda Costa explica a escolha de uma depilação menos cavada para o ensaio nu da "Playboy": "Foi um modo de não me expor tanto e de estar mais protegida", diz. E deixa no ar a possibilidade de repetir a dose: "Quem sabe na próxima apareço com outra depilação".

RODRIGO ARGENTINO
Rodrigo Santoro começa a filmar em setembro, em Buenos Aires, o longa "Focus", que tem Will Smith como protagonista. Ele está deixando a barba e os cabelos longos. "Assim, a produção tem mais com o que trabalhar na caracterização." Ele será um argentino dono de uma equipe de Fórmula 1. Dirigido por Glenn Ficarra e John Requa ("O Golpista do Ano"), o longa vai ser rodado também em Nova Orleans.

-

AQUELE ABRAÇO

Os músicos Tom Zé e Gal Costa, a apresentadora Marina Person e a atriz Angela Dip assistiram ao show "Abraçaço", de Caetano Veloso, no sábado. Os casais Bruna Lombardi e Carlos Alberto Riccelli, Marcos Frota e Priscylla Vitorassi e Ana Carolina e Marco Antonio Tobal também estiveram no Espaço das Américas.

ALÉM DO PARAÍSO

A peça "Adão, Eva e Mais uns Caras" estreou no teatro Gazeta, na sexta, com direção de Ernesto Piccolo. Os atores Sheron Menezzes, Renato Goes, Gonçalo Diniz e Allan Souza Lima, que fazem parte do elenco, receberam os convidados. Entre eles, a empresária Fernanda Wagner.

-

CURTO-CIRCUITO

O advogado e professor da USP Pierpaolo Cruz Bottini lança a terceira edição do livro "Crimes de Perigo Abstrato", hoje, às 10h, no hotel Tivoli, nos Jardins.

A Daslu mostra coleção verão, hoje, a partir das 10h, no JK Iguatemi.

O Instituto More faz jantar beneficente seguido de leilão de peças autografadas por esportistas, hoje, às 19h30, no Itaim Bibi.

A galeria Sergio Caribé abre hoje mostra do espanhol Uiso Alemany, às 19h, na Vila Nova Conceição.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página