Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Bruce Springsteen faz primeiro show completo no país

Atração do Rock in Rio, roqueiro se apresenta hoje em São Paulo e pode ficar no palco por ao menos três horas

Última vez que músico veio ao país foi em 1988, em espetáculo coletivo da Anistia Internacional

THALES DE MENEZES ENVIADO ESPECIAL AO RIO

Talvez Bruce Springsteen não seja o nome que mais atrairá público na segunda semana do Rock in Rio 2013 (Metallica e Iron Maiden são muito mais idolatrados no Brasil), mas o cantor americano de 63 anos é a figura roqueira mais significativa de toda a escalação do festival.

Antes de tocar no Rio, no sábado, ele se apresenta hoje em São Paulo, no Espaço das Américas. Springsteen só esteve anteriormente uma vez no país, em 1988, no show da Anistia Internacional, no estádio do Palmeiras, dividindo palco com Sting e Peter Gabriel, entre outros.

Assim, só agora, com mais de 40 anos de carreira, ele traz ao Brasil seu show individual completo. Suas apresentações, que dificilmente duram menos de três horas e muitas vezes passam de quatro, fazem parte da história do rock.

Apesar das longas letras, comparadas às de Bob Dylan, ele toca sempre um rock vibrante, para levantar a plateia.

Artista mais popular dos EUA nos anos 1970 e 1980, Springsteen teve uma década de 1990 um tanto modorrenta. Mas, após o 11 de Setembro, em 2001, suas canções que sempre versaram sobre o cotidiano do trabalhador americano ganharam nova força.

Todos os álbuns que lançou depois chegaram ao número um dos mais vendidos, incluindo "Wrecking Ball". De março de 2012, esse disco desbancou Adele do topo das paradas em vários países e é o trabalho que ele divulga agora, na maior turnê mundial de sua carreira.

E são as duas apresentações no Brasil que encerram a turnê, depois de 134 shows em 26 países e mais 3,5 milhões de ingressos vendidos.

Na semana passada, ele cantou 29 músicas em Santiago (Chile) e 30 em Buenos Aires (Argentina). Nos dois shows, mostrou cinco músicas do último álbum, mas não economizou nos clássicos, como "Dancing in the Dark", "Born in the U.S.A." e "The Promised Land".

De seu disco mais cultuado, "Born to Run", de 1975, ele cantou, por exemplo, a faixa-título e "She's the One".

Springsteen já anunciou uma nova turnê, que começa na Austrália, em fevereiro do próximo ano.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página