Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Atriz expõe lado perverso de professores

No monólogo "Prof! Profa!", Jandira Martini revive gênero popular dos anos 1980

GUSTAVO FIORATTI DE SÃO PAULO

Não havia sido previsto antes de a temporada começar, mas tornou-se parte de um ritual: sempre sobra um grupo de pessoas à espera da atriz Jandira Martini no saguão do Sesc Ipiranga, após as sessões do espetáculo "Prof! Profa!", em cartaz até o próximo dia 29. Em geral, são professores querendo desabafar.

Conhecida do grande público pelos seus papéis em novelas da Globo --"Caminho das Índias" (2009) e "Morde & Assopra" (2011) estão entre as últimas--, a atriz conclui hoje que a escolha do texto de Jean Pierre Dopagne, autor belga contemporâneo, determinou aproximação com o público específico.

"Em geral, são mulheres", diz. "Outro dia, uma espectadora me procurou para falar de uma aluna que pintava as unhas durante a aula."

CHICLETE NA MESA

Em cena, Martini interpreta uma professora de literatura que toma uma atitude bastante radical para extravasar a irritação que sente em relação a seus alunos.

Em tom de confissão, a personagem descreve uma galeria de adolescentes malditos e das situações impostas pelo confinamento em sala de aula: vai da menina que masca chiclete ao rapaz que investe em perguntas sobre a vida íntima da professora na intenção de constrangê-la.

É a primeira vez que Martini está em um monólogo, ela conta. Boa parte de sua carreira no teatro foi dedicada a produções mais robustas, para o grande público.

Também autora, ela atuou em várias peças que escreveu com Marcos Caruso. O repertório inclui sucessos como "Jogo de Cintura" (1988),"Porca Miséria" (1993) e "Os Reis do Improviso" (1996).

Com direção de Celso Nunes e pouquíssimos recursos cênicos à mão, a atriz investe agora em estilização com momentos bufos. Tem a ver com o jeitão de quem viveu o universo das comedias populares dos anos 1980 e 1990.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página