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Gaúchos colocam o filme entre os cinco mais vistos

FELIPE BÄCHTOLD DE PORTO ALEGRE

Se a produção de "O Tempo e o Vento" tratou de não enfatizar o regionalismo para tornar o filme atrativo em todo o país, o marketing pesou a mão no fator local para criar um campeão de bilheteria no Rio Grande do Sul.

Segundo uma das peças, "gaúcho que é gaúcho" tinha que ir logo ao cinema. Funcionou: o filme, que chega hoje a salas de todo país, estreou na semana passada só no Rio Grande do Sul com bons números.

A produção obteve melhor média de público no país no fim de semana, apesar do lançamento restrito ao circuito gaúcho. Foram 1.500 espectadores por sala. A data escolhida para a estreia regional, 20 de setembro, é o feriado estadual que celebra a Revolução Farroupilha (1835).

Exibido em 43 locais no Estado, o filme de Jayme Monjardim foi o quinto mais visto do país no fim de semana, com 67 mil espectadores. Os dados são do site Filme B.

CIDADE CENOGRÁFICA

Quem também quer faturar é a Prefeitura de Bagé, cidade de 120 mil habitantes quase na fronteira com o Uruguai, que deu incentivos para a construção da cidade cenográfica usada no filme.

Foram erguidas 17 edificações em área equivalente a 1,5 campo de futebol para representar a fictícia Santa Fé, onde se passa parte da história.

Visando o turismo, a prefeitura cedeu maquinário e cerca de 50 servidores para ajudar na construção. Agora, pretende transformar o cenário em uma parque temático da saga criada por Veríssimo. Com as casas ainda ocas, o local já recebeu mil visitantes na última semana.


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