Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Inventividade de Daniel Senise está na Coleção Folha

Pintor é tema de volume que vai às bancas dia 6/10

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O trabalho do pintor Daniel Senise é marcado por telas produzidas diretamente no chão do ateliê, que passam a incorporar as características do piso, como rugosidade, sujeira, pó de ferro, objetos de chumbo e tecidos.

Vida e obra do engenheiro civil, hoje um dos principais artistas contemporâneos do país, são apresentadas no volume 22 da Coleção Folha Grandes Pintores Brasileiros, que vai às bancas no próximo domingo (6).

As pesquisas de Senise nos campos dos materiais e dos procedimentos pictóricos reforçam a importância da imagem, em detrimento do gesto da pintura em si. "A pintura é um meio para falar da imagem. Tanto é assim que, nos anos 1980, eu decidi não deixar mais visível a marca da pincelada", disse o artista em entrevista.

Ele é um dos expoentes da chamada Geração 80. O grupo reunia artistas de várias tendências daquela década, que partilhavam o objetivo de revalorizar a pintura, pesquisando novas técnicas e materiais para usar na arte.

Pregos de ferro, que deixam nas telas marcas de oxidação, apareceram na obra do carioca a partir dos anos 1990. Exemplo marcante do procedimento está no quadro "São Sebastião" (1991), em que uma corda crivada de pregos simboliza o santo, trespassado de flechas.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página