Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Novo programa mostra evolução do som no cinema brasileiro

Episódio de estreia fala dos primeiros trabalhos com áudio no país

DE SÃO PAULO

Mostrar como o som chegou ao cinema e como as técnicas de áudio evoluíram no Brasil é a proposta de "Em Alto e Bom Som", programa em quatro episódios que estreia hoje no Canal Brasil.

A atração, conduzida por Simone Zuccolotto, escapa de ser enfadonha ao valorizar o impacto que essas inovações trouxeram à produção nacional, em vez de se deter em aspectos meramente técnicos.

"Em Alto e Bom Som" mostra, por exemplo, como os musicais passaram a ser sensação do cinema no Brasil, ao darem ao público a chance de ver na tela seus ídolos do rádio, e conta como essas produções abriram caminho para a chanchada e seus cenários de cassinos.

São várias as cenas de filmes que ajudam a contar essa trajetória. Entre elas, estão as de "Coisas Nossas" (1931), primeiro longa com áudio --gravado em disco--no Brasil.

Os cineastas Walter Carvalho e Maurice Capovilla dão depoimentos. O último fala sobre o impacto da chegada do gravador portátil nos anos 1950, o Nagra. E os pesquisadores Hernani Heffner, Márcia Carvalho e Fernando Morais da Costa ajudam a contar essa história de forma didática.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página