Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Coleção traz cenas paulistas do pintor Benedito Calixto

Anos vividos em Santos e São Vicente são refletidos na temática litorânea presente no trabalho do artista

Entre retratos, marinas, paisagens urbanas e passagens históricas, obras apresentadas são de acervos de museus

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Com raras exceções, os nomes de ruas e praças das cidades brasileiras são uma incógnita. Quando a celebridade que as batiza não é um político ou artista das massas, a homenagem fica clara só para os iniciados.

Talvez seja o caso de Benedito Calixto, artista que empresta o nome a uma praça em São Paulo famosa pela feira de antiguidades aos sábados. O volume 25 da Coleção Folha Grandes Pintores Brasileiros, que vai às bancas no próximo domingo (27), lança luz sobre o dono do nome.

Em sua obra, o artista (1853-1927) privilegiou cenas e temas paulistas. Os anos vividos em Santos e São Vicente aparecem em dezenas de pinturas marinhas, retratos e passagens históricas. "Retrato de Brás Cubas" e "Ruínas da Casa de Pedra de Martim Afonso" são exemplos da temática litorânea presentes no volume.

Subindo a serra até a capital paulista, o pintor fez painéis para a igreja da Consolação e paisagens urbanas. "Várzea do Carmo" está na galeria de 28 obras analisadas no livro, todas elas em acervos de museus paulistas.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página