Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

O modernismo no design de interiores é tema do 1º volume

Livro da nova Coleção Folha apresenta cinco projetos que adotam o estilo do entre guerras

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Para conhecer o estilo moderno, tema do volume de abertura da Coleção Folha Design de Interiores, que vai às bancas no domingo, dia 20, é preciso se afastar do uso corrente da palavra moderno, mais associada ao contemporâneo.

Na verdade, o estilo resulta da revolução trazida à arquitetura e ao design pelo movimento modernista e pelas vanguardas do período entre guerras do século 20.

O pensamento deve estar nas plantas livres --que dispensam as paredes da função estrutural e permitem que sejam derrubadas para dar espaço a ambientes integrados-- e em técnicas e materiais inovadores que marcaram o século passado e continuam atuais: concreto, vidro e metal.

Objetos e mobiliário dispensam elementos puramente decorativos: o valor está na forma e na função. O livro explica o papel desempenhado por arquitetos como Le Corbusier, Mies van der Rohe e Frank Lloyd Wright e apresenta cinco projetos contemporâneos que adotam o estilo.

Na compra do primeiro volume, o leitor leva também o segundo, dedicado ao design clássico, de formas delicadas e de entalhes, tecidos e revestimentos sofisticados. Cinco projetos --incluindo uma casa predominantemente branca, um apartamento em um palácio renascentista e uma casa construída ao redor de livros-- resumem o estilo.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página