Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Carnaval é tema da arte de Heitor dos Prazeres

Coleção Folha traz pinturas do carioca

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O universo do samba e do Carnaval foi retratado pelo carioca Heitor dos Prazeres, tema do último volume da Coleção Folha Grandes Pintores Brasileiros, que vai às bancas no domingo dia 17/11.

"Samba no Asfalto", "Baile de Rua", "Sinuca no Bar Azul" e "Brincadeiras de Crianças" --algumas das 28 telas analisadas no livro-- entregam a temática da obra do músico-artista: a vida nas favelas, as festividades, os folguedos e os rituais religiosos.

Antes de pintar orgulhoso a tradição afro-brasileira, Prazeres (1898-1966) já era um músico reconhecido, figura importante de várias escolas de samba, como Estácio, Mangueira e Portela.

Entre suas mais de 300 composições, destaca-se a tristonha "Pierrô Apaixonado", parceria com Noel Rosa que abalou o Carnaval de 1936: "Um pierrô apaixonado/ Que vivia só cantando/ Por causa de uma colombina/ Acabou chorando, acabou chorando".

Mestres-salas e porta-bandeiras, passistas e mulatas desfilam coloridos na obra do autodidata Prazeres, um dos expoentes brasileiros da arte dita "naïf", ou ingênua, marcada pela simplicidade.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página