Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Nova banda de metal latino vai irritar fundamentalistas do estilo

Com Andreas Kisser, do Sepultura, De La Tierra canta em espanhol

GIULIANA DE TOLEDO DE SÃO PAULO

O nome De La Tierra remete a uma loja de artesanato indígena ou, no máximo, a um grupo de reggae. Mas é de uma banda de metal.

É justamente com a quebra de padrões que o novo grupo do guitarrista paulista Andreas Kisser, conhecido por integrar o Sepultura, quer chamar a atenção. O primeiro álbum, também com o título "De La Tierra", será lançado em 14 de janeiro.

"A intenção foi justamente fugir dos nomes mais tradicionais do metal. Todo mundo pensa em algo como caveiras', apocalípticas', não sei o quê. Eu sugeri algo que mostrasse a região de onde a gente vem e que desse a liberdade de fazermos coisas diferentes", diz Kisser, 45.

E por "coisas diferentes" entende-se tocar um "metal latino". As letras das músicas, em espanhol --o português também aparece em trechos--, enfrentam um mundo metaleiro dominado por canções em inglês --a começar pelas do próprio grupo Sepultura, que assim fez carreira internacional.

A cultura local também está nas letras. Entre as 11 faixas do CD aparecem títulos como "Chamán [xamã, em português] de Manaus" e "Cosmonauta Quechua".

O single "Maldita Historia", que já tem clipe lançado na internet, soa politizado. Fala da América Latina como um local que se esqueceu da "simples dignidade".

A formação também promete irritar os metaleiros mais fundamentalistas.

Além de Kisser e do vocalista argentino Andrés Giménez --este também com tradição no gênero, nas bandas D-mente e A.N.I.M.A.L.--, compõem o De La Tierra o baterista Alex González, da banda de pop rock mexicana Maná, e Flavio Cianciarulo, conhecido como Sr. Flavio, baixista do grupo argentino de rock Los Fabulosos Cadillacs.

"É ótimo que tenhamos dois músicos que não são de metal. Isso enriquece a banda, traz um groove diferente", diz Giménez, que começou a idealizar o projeto com González há oito anos, em bastidores de shows.

Apesar da carreira prévia sólida, eles descartam o título de "supergrupo" --nome usado para bandas compostas por músicos já famosos.

"Vamos deixar isso para os americanos. Os que colocam o nome de supergrupo logo se separam e nós não queremos isso", ri Giménez.

Assim como os demais integrantes, ele diz ter investido dinheiro do próprio bolso para iniciar as gravações.

A primeira turnê da banda De La Tierra deve começar em março, após Andreas Kisser retornar da temporada na Europa fazendo shows do Sepultura em função do lançamento do disco "The Mediator Between Head and Hands Must Be the Heart", que saiu no final de outubro.

O novo grupo deve passar pelos Estados Unidos e, claro, pela América Latina.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página