Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Programa exibe histórias e obras do pioneiro do grafite no Brasil

Alex Vallauri marcou os anos 1980 com a 'Rainha do Frango Assado'

DE SÃO PAULO

O programa Artes Visuais do SescTV exibe hoje a primeira parte de episódio dedicado ao artista plástico Alex Vallauri (1949-1987).

No programa, o curador João Spinelli retraça vida e obra de Vallauri --filho de italianos nascido na Eritreia e pioneiro do grafite e da arte pop no Brasil, aonde chegou com a família na década de 1960, após ter passado a infância na Argentina.

Presente em quatro edições da Bienal de São Paulo, Vallauri fez uma das mais marcantes participações em 1985, quando apresentou a instalação "Festa na Casa da Rainha do Frango Assado" --ambiente dominado por uma personagem cafona e irreverente, com roupas e decoração de estampa de oncinha.

O cenário do documentário é a exposição sobre o artista realizada no MAM de São Paulo, no ano passado, com curadoria do próprio Spinelli. Ali, estavam gravuras com temas que vão da ditadura --como a xilogravura "Alfinetes", de 1976-- aos cantores Madonna e Freddie Mercury, além de obras feitas com carimbos e xerox colorido. A segunda parte, sobre o trabalho de Vallauri em Nova York, será exibida no dia 22, às 21h30.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página