Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Theatro São Pedro terá óperas brasileiras

Trabalhos de Alberto Nepomuceno e Ronaldo Miranda estão entre as cinco montagens anunciadas para este ano

Temporada, que conta com Mozart, Plasson e Von Gluck, consolida espaço como segundo palco do gênero em SP

JOÃO BATISTA NATALI COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O Theatro São Pedro divulgou ontem sua temporada de 2014, com a montagem de cinco óperas, entre elas "Ártemis", do brasileiro Alberto Nepomuceno, que será lembrado pelos 150 anos de seu nascimento.

Os músicos do teatro, com a orquestra ou em grupos de câmara, participam de duas séries de concertos, uma delas aos domingos, com repertório mais acessível e para a formação de plateias.

O São Pedro, patrocinado pelo governo do Estado e que desde 2010 tem orquestra e programação próprias, consolida-se como o segundo teatro lírico paulistano, depois do Theatro Municipal. Receberá este ano dotação de R$ 2,7 milhões.

O repertório de 2014 trará, do também brasileiro Ronaldo Miranda, 66, a reapresentação de "O Menino e a Liberdade", ópera que estreou em 2013 e que será a primeira de uma trilogia, a ser produzida nos próximos dois anos, com enredos de Machado de Assis e Monteiro Lobato.

Outra efeméride, os 300 anos de nascimento do compositor alemão Christoph W. von Gluck, será lembrada com a produção da ópera "Iphigénie en Tauride".

Em termos de repertório estrangeiro contemporâneo, o teatro fará "Las Horas Vacías", do espanhol Emmanuel Plasson, apresentada pela primeira vez em 2010, em Nova York. E, para terminar a temporada, "As Bodas de Fígaro", de Mozart, uma das três óperas que ele escreveu em parceria com o libretista Lorenzo Da Ponte.

A ideia, diz o maestro Emiliano Patarra, diretor artístico do teatro, é montar nos próximos dois anos "Don Giovanni" e "Così Fan Tutte", que completam esse ciclo.

Com relação aos concertos, destaque, em fevereiro, para um programa barroco, que terá Nicolau de Figueiredo ao cravo e na regência.

Outro programa lembrará os 150 anos de nascimento de Richard Strauss, com "Morte e Transfiguração" e suítes com trechos de "Capriccio" e "Intermezzo".

Em dezembro, o que é para a orquestra uma prova de maturidade musical, Patarra regerá a "Sinfonia nº 4", de Gustav Mahler.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página