Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Após restauro, imagens sacras de Portugal ficam 'maquiadas'

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Restauradores e responsáveis pela defesa dos bens artísticos da igreja estão indignados com a tentativa de restauro de 13 imagens sacras do santuário de Nossa Senhora das Preces, em Oliveira do Hospital, em Portugal.

Num caso que lembra a tentativa frustrada da espanhola Cecilia Giménez de restaurar uma imagem de Cristo em Borja, na Espanha, há dois anos, estátuas do século 19 que representam apóstolos na última ceia ganharam a aparência canhestra de bonecos maquiadíssimos.

Embora a ação coordenada por Miguel Vieira Duque e seus alunos da Universidade Sênior de Coimbra tenha ocorrido há sete anos, só agora o caso veio à tona e despertou a ira de especialistas.

Na opinião de Rui Pedro Borges, presidente da Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal, a intervenção "não cumpre claramente os critérios fundamentais" de um processo correto de restauro.

Sandra Costa Saldanha, diretora do Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja, órgão subordinado à Conferência Episcopal Portuguesa, considerou o restauro das imagens um ato "criminoso, danoso e prejudicial".

Mas responsáveis pelo santuário discordam. Basílio Martins, tesoureiro do espaço, diz estar "satisfeito" com o trabalho e que há cerca de 60 outras imagens no local que precisam dessa atenção.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página