Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Verdi superdramático abre temporada hoje

'Il Trovatore', que estreia hoje no Municipal de São Paulo, é uma das mais belas óperas do compositor italiano

Peça dividida em quatro atos inclui, no último deles, ária que é uma preciosidade do repertório romântico

JOÃO BATISTA NATALI COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Uma das mais dramáticas e belas óperas de Giuseppe Verdi (1813-1901), "Il Trovatore" estreia hoje no Theatro Municipal de São Paulo, em temporada de nove récitas.

A direção musical é do maestro John Neschling e a direção cênica, do italiano Andrea Rosa.

Estreada em Roma em 1853, a obra precedeu "Rigoletto" e foi sucedida em apenas alguns meses pela première de "La Traviata".

Tendo escrito 18 das três dezenas de óperas que publicou, Verdi já era, aos 40 anos, o maior compositor italiano de seu tempo, com a capacidade de mesclar beleza melódica e uma orquestração de inventividade dramática superlativa.

"O Trovador", em português, dividida em quatro atos, tem o libreto de Salvadore Cammarano, inspirado na peça do espanhol Antonio García Gutiérrez.

A ação se passa no início do século 15, na cidade espanhola de Saragoça, e narra a rivalidade entre o trovador Manrico e o Conde de Luna. Além de inimigos políticos, são ambos apaixonados por Leonora. O que não sabem --e o mistério é revelado apenas ao final-- é que são irmãos, separados ainda bebês, quando Manrico é sequestrado pela cigana Azucena.

Atente, no quarto ato, para a ária para soprano "D'Amor Sull'ali Rosee", uma preciosidade do repertório romântico.

O Municipal reuniu para a produção dois elencos, que se apresentam revezadamente. Como Leonora, serão as sopranos italiana Susanna Branchini e a chinesa Hui He. O Conde de Luna, papel de barítono, trará o italiano Alberto Gazale e o brasileiro Rodolfo Giuliani.

Manrico será cantado pelo americano Stuart Neill e pelo espanhol Sergio Escobar. E Azucena trará as meios-sopranos Marianne Cornetti, americana, e Denise de Freitas, brasileira.

No ano passado, o Municipal comemorou os 200 anos de nascimento de Verdi com uma produção de "Aída". Em 2014, além de "Il Trovatore", também será encenada a ópera "Falstaff", a última que o compositor escreveu e que, fugindo à regra, é uma hilariante comédia.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página