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Crítica - Romance

Narrativa sinuosa enaltece a vida de José de Alencar

RODRIGO GURGEL ESPECIAL PARA A FOLHA

Em "Semíramis", de Ana Miranda, a vida de José de Alencar é narrada por Iriana, irmã da personagem que dá título ao livro.

Moradoras da cidade do Crato, no Ceará, filhas de republicanos, elas perdem os pais durante a Insurreição de Pinto Madeira, reação monarquista à Revolução Pernambucana de 1817 e à Confederação do Equador (1824), das quais participaram Bárbara de Alencar e seu filho José Martiniano, avó e pai do romancista.

As irmãs conhecem destinos diferentes: Semíramis, volúvel e sedutora, casa com Calixto, rico político da corte, e muda-se para o Rio de Janeiro.

Iriana permanece no Crato, presa aos avós, submetida a um casamento indesejado que, no entanto, dura apenas algumas horas, pois o noivo suicida-se.

Viúva virgem, cabe a ela narrar os acontecimentos que marcam sua vida, a de Semíramis e, graças principalmente às cartas da irmã, a do autor de "Iracema".

MITOMANIA

O interesse pelo romancista surge de modo fortuito: a narradora encontra-se na propriedade da família Alencar, acompanhando o avô, correligionário de José Martiniano, no momento em que o escritor nasce.

Induzida por uma brincadeira da irmã, Iriana acredita que seu destino está preso ao da criança.

Ludibriar é, de fato, a principal característica de Semíramis. Mitomaníaca, ela manipula as pessoas, cria histórias mirabolantes, incluindo um caso amoroso com Alencar, quando este, afamado, divide a opinião de literatos e políticos.

DEBILIDADES

A narradora, contudo, é limitada. Além dos horizontes estreitos e da insegurança, o relato poucas vezes nasce do seu testemunho, mas depende do que ela ouve dos políticos locais, do que o vigário insinua, das notícias improváveis que sua irmã lhe envia.

Basear-se no discurso de terceiros cria uma narrativa inconsistente, sinuosa --na qual Iriana precisa dar justificativas sobre como tomou conhecimento dos fatos-- e híbrida, que não é romance histórico ou biografia romanceada, mas resvala nesses gêneros sem jamais se definir.

Somem-se os açucarados lugares-comuns, a assimilação do estilo alencariano, os maçantes elogios ao escritor, a discutível defesa do adjetivo como "transcendência do pensamento", e temos a estrutura de uma crônica em que as vidas de Semíramis e Iriana servem como frágil biombo para encobrir um único objetivo: enaltecer Alencar.


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