Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Análise

Histórias de famosos ajudam a entender trajetória da moda

PEDRO DINIZ COLUNISTA DA FOLHA

Mais do que analisar comprimentos, silhuetas e padrões de estilo, para entender o percurso que leva roupas a marcarem uma década, é preciso identificar os ícones que as tornaram populares.

Os três livros da série "50 Ícones que Inspiraram a Moda", lançada pela Publifolha, esmiúçam as tendências dos anos 1950, 1960 e 1970 a partir do contexto social e histórico em que as celebridades estavam incluídas.

Escritos pela editora de moda britânica Paula Reed, os livros resgatam personagens como Claire McCardwell, estilista que no pós-guerra aproximou os looks funcionais e sexies das garotas americanas.

Até hoje, o fator utilitário das roupas dos anos 1950 é a principal característica da moda produzida nos EUA.

A "blond ambition" ("ambição loira") Jayne Mansfield também é lembrada. Seu rótulo de "Marilyn Monroe dos pobres" fundou a imagem da loira de seios fartos e curvas definidas que as americanas mais atrevidas, como a popstar Madonna, copiam até hoje.

Dos anos 1960, década em que estilistas como Yves Saint Laurent e André Courrèges fizeram fama, há referências que vão da primeira top model, Twiggy, ao baile que o jornalista Truman Capote armou para comemorar o sucesso de seu livro "A Sangue Frio".

Na festa, ele "fez 500 amigos e 15 mil inimigos", diz a obra de Reed. Entre os convidados estava o casal Frank Sinatra e Mia Farrow. A atriz lançou ali o corte de cabelo "pixie", curtíssimo, visto no filme "O Bebê de Rosemary".

Já as "hot pants" das aeromoças da Southwest Airlines, os "mullets" de Linda e Paul McCartney e o casal "glam" Angie e David Bowie são lembrados como alguns dos elementos mais radicais da moda dos anos 1970.

O mérito de Paula Reed com esta série, lançada originalmente no Reino Unido, em 2012, é fugir da superficialidade dos glossários de moda sem ser prolixa.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página