Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Crítica aventura

Filme empolga, mas apresenta ação demais e herói de menos

THALES DE MENEZES EDITOR-ASSISTENTE DA “ILUSTRADA”

A segunda aventura solo do Capitão América foi recebida pela crítica americana como o melhor filme de herói da Marvel feito até agora. Um exagerado entusiasmo de fãs das HQs do personagem.

"Capitão América 2: O Soldado Invernal" exibe sequências de ação simplesmente espetaculares. É desse punhado de cenas empolgantes que as pessoas vão falar sem parar quando saírem dos cinemas.

Mas, depois que a adrenalina voltar aos níveis normais, fica evidente que, apesar do ritmo de montanha-russa e de um vilão bacaninha, o filme tem seus problemas.

Há uma perseguição de dezenas de carros de polícia atrás do SUV de Nick Fury (Samuel L. Jackson) que parece ser a melhor caçada automotiva do cinema. De deixar os produtores de "Velozes e Furiosos" morrendo de inveja.

Quando o Capitão América enfrenta seus inimigos, a coreografia das lutas é primorosa, seja encarando dezenas de fortões ou brigando com o tal Soldado Invernal. A identidade do vilão já é manjada pelos fãs dos gibis, mas ainda assim vai surpreender muita gente.

Para os marmanjos, há cenas de lutas da Viúva Negra, agente parceira do Capitão. Scarlett Johansson ruiva, de roupa justíssima de látex e distribuindo pontapés é a personificação do sonho de gerações de moleques fãs de gibis.

Quanto aos deslizes, o primeiro é o roteiro. O jogo de espionagens entre governos e corporações, inserindo corrupção dentro da S.H.I.E.L.D. -comandada por Fury- merecia um tratamento melhor. Há buracos e incongruências no roteiro, que não resiste a uma avaliação mais acurada.

O segundo problema: Chris Evans, que em menos de dez anos interpretou dois heróis Marvel: o Tocha Humana, de "O Quarteto Fantástico", e agora o Capitão América.

Ele desfigurou o personagem, que sempre demonstrou nos quadrinhos ser um veterano de muitas batalhas, um homem inquebrantável. E ele passa bem longe disso.

Inexpressivos como Evans e Chris Hemsworth (Thor) perdem na comparação para o charme de Robert Downey Jr. em "Homem de Ferro".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página