Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Rushdie abre ciclo de conferências em SP

Palestra do autor de 'Os Versos Satânicos', dia 14 de maio, inaugura a oitava edição do Fronteiras do Pensamento

Evento, norteado desta vez pelo tema da reinvenção do mundo, traz intelectuais de diferentes áreas

DE SÃO PAULO

O anglo-indiano Salman Rushdie, autor do livro "Os Versos Satânicos", vai abrir a próxima edição do ciclo de palestras Fronteiras do Pensamento, que chega agora ao seu oitavo ano.

Rushdie, cuja obra mais famosa lhe rendeu em 1989 uma sentença de morte no Irã decretada pelo aiatolá Khomeini, por ser considerada ofensiva a Maomé e ao islã, dá início no dia 14 à programação paulistana do evento.

Duas semanas depois, no dia 28, será a vez do filósofo político norte-americano Michael Sandel. Professor da Universidade Harvard, ele é autor de "O que o Dinheiro Não Compra", que aborda a monetização da sociedade.

O tema que norteia toda a temporada do ciclo é a reinvenção do mundo. Foram escolhidos pelo curador Fernando Schüller intelectuais de diferentes áreas de atuação que enfrentem as questões da contemporaneidade.

Nesta edição do evento, serão realizadas oito conferências, espaçadas por sete meses, sempre às quartas-feiras, às 20h30, no teatro Geo, no Complexo Ohtake Cultural. Para assistir, é preciso comprar um pacote com ingressos para todas as palestras.

Outro destaque do ciclo é o moçambicano Mia Couto, autor de "Terra Sonâmbula" e "O Fio das Missangas", que fala no dia 3 de setembro.

Se no ano passado a maior atração foi Mario Vargas Llosa, do Peru, desta vez o único representante da América Latina na programação é o ficcionista e crítico literário argentino Ricardo Piglia.

Autor de "O Caminho de Ida", lançado no Brasil em março, ele encerra o evento no dia 5 de novembro.

A ciência também está representada. O Fronteiras do Pensamento recebe, nesta temporada, dois físicos: o britânico Geoffrey West, em agosto, e o americano Brian Greene, em outubro. Enquanto West se dedica ao estudo das grandes cidades, Greene é especialista em cosmologia e foi finalista do prêmio Pulitzer com o livro "O Universo Elegante", de 1999.

A única conferencista mulher é a diplomata Gro Brundtland. Ex-premiê da Noruega, dirigiu a Organização Mundial da Saúde e integra o grupo "The Elders", organização de líderes mundiais humanistas. Sua conferência será feita em 17 de setembro.

Completa a programação o filósofo francês Pascal Bruckner, autor de "Lua de Fel", livro adaptado ao cinema por Roman Polanski em 1992. Analista político, ele pertence ao grupo Novos Filósofos, que se define pela oposição ao totalitarismo.

Porto Alegre também será sede do evento, com uma diferença na programação: em vez de Mia Couto, receberá o psicólogo canadense Paul Bloom. A programação está disponível no site do evento.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página