Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Ex-casal, Polessa e Dantas interpretam clássico de Albee

Após temporada no Rio, versão com cortes de 'Quem Tem Medo de Virginia Woolf?' estreia em São Paulo

Atriz afirma que cumplicidade com ex-marido ajudou; ator ocupou lugar que seria de José Wilker

MARIA LUÍSA BARSANELLI DE SÃO PAULO

Texto emblemático do teatro contemporâneo, "Quem Tem Medo de Virginia Woolf?" (1962), do americano Edward Albee, ganhou nova montagem com Zezé Polessa e Daniel Dantas nos papéis principais e direção do argentino Victor Garcia Peralta.

O espetáculo chega a São Paulo após uma temporada no Rio e uma passagem pelo Festival de Curitiba.

Como é comum à obra do dramaturgo, a trama realista aos poucos revela a ilusão em que vivem os personagens. Marta (Polessa) e seu marido, o professor universitário Jorge (Dantas), recebem em casa um jovem casal (Ana Kutner e Erom Cordeiro) para um drinque. À medida que o álcool faz efeito, conflitos e verdades vêm à tona.

Dantas assumiu o papel de Jorge --que seria de José Wilker, morto no início do mês-- e teve pouco tempo para se preparar. "Achei que não daria conta. Tenho uma facilidade para decorar textos, mas estou ficando velho", brinca.

Polessa e Dantas, que já foram casados, mas não estão juntos há 20 anos, dizem que a cumplicidade facilitou. "Por nos conhecermos, evitamos o psicodrama", diz ela.

A produção levou cerca de três anos para conseguir os direitos da obra. Albee, 86, quis avaliar do currículo dos atores até o cenário e os figurinos. Houve cortes na versão brasileira, cuja duração passou de quase três horas para duas horas e 20 minutos.

Para a direção e a tradução, buscou-se o coloquialismo e a naturalidade das cenas. "Queria que o público tivesse a sensação de estar olhando pelo buraco da fechadura", afirma Peralta.

QUEM TEM MEDO DE VIRGINIA WOOLF?
ONDE Teatro Raul Cortez, r. Dr. Plínio Barreto, 285, tel. (11) 3254-1631
QUANDO sex., às 21h30; sáb., às 21h; dom., às 18h; até 27/7
QUANTO R$ 60 a R$ 90
CLASSIFICAÇÃO 14 anos


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página