Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Reforma descobre possível afresco de Candido Portinari no interior de SP

MARIANA BRUNO ENVIADA ESPECIAL A BRODOWSKI (SP)

Após 52 anos da morte de Candido Portinari, uma obra desconhecida do pintor modernista pode ter sido encontrada dentro do próprio Museu Casa de Portinari, em Brodowski, no interior de São Paulo, a 338 km da capital.

Em uma das paredes do espaço, que passou por restauro durante dois anos, foi encontrada uma pintura que retrata uma mulher com uma criança no colo. O desenho estava sob 15 camadas de tinta.

Para Renata Motta, coordenadora da UPPM (Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico), órgão do Estado, tudo indica que a obra foi produzida pelo pintor paulista, mas novas análises serão feitas para certificar a autoria da pintura.

"Apesar de ter as características das obras de Portinari, como a paleta de cores e o tipo das pinceladas, não temos certeza da autoria. Ele levava muitos amigos na casa para pintar e a obra pode ter sido feita por um deles", afirma Motta.

Os especialistas estimam que a peça tenha sido pintada na década de 1940.

VISITAÇÃO

A pintura já se tornou ponto de visitação do local, reaberto nesta sexta-feira (30).

Portinari morou na casa, em Brodowski, por quatro anos quando ainda era criança. Mas a utilizava como casa de veraneio quando adulto.

O imóvel tem várias obras em pintura mural pelas paredes e uma capela nos jardins.

A própria família do artista fez muitas reformas e ampliações no imóvel, o que explicaria as diversas camadas de tinta nas paredes. Por isso, Motta não descarta a possibilidade de encontrar outras obras "escondidas".

O afresco descoberto tem cerca de 40 cm de altura por 40 cm de largura, mas pode ser ainda maior.

"Como a casa é antiga, tivemos medo de descascar mais a parede e ter problemas estruturais. Pode ser que a pintura seja ainda maior", afirma a coordenadora.

Fechado desde junho de 2012 até esta semana, o museu recebeu investimento de R$ 4,2 milhões da Secretaria de Estado da Cultura para restauro da casa e das pinturas murais. O local funciona como museu desde 1970.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página