Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Veja atuação de Ingrid Bergman no 5º volume da Coleção Folha

'Stromboli' foi a primeira parceria entre a atriz sueca e Rossellini

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

"Quero ir embora desta ilha maldita. Até os nativos foram embora! E para bem longe!" A ilha é Stromboli, que batiza o filme do quinto volume da Coleção Folha Grandes Astros do Cinema que chega às bancas no domingo (15). A mulher infeliz com o lugar é Karen, personagem de Ingrid Bergman.

A sueca protagoniza o longa de 1950, dirigido pelo cineasta italiano Roberto Rossellini (1906-1977). Interpreta uma lituana que, depois da Segunda Guerra, casa-se com um pescador italiano para sair de um campo de refugiados.

O que parecia uma solução vira um problema. O casal vai morar em uma ilha vulcânica abandonada pelos habitantes. Quase todos do lugar emigraram e os que ficaram infernizam a estrangeira, completamente deslocada.

No começo dos anos 1950, Bergman (1915-1982) era uma das atrizes mais populares de Hollywood. Após assistir a "Roma, Cidade Aberta" (1945) e "Paisà" (1946), ela escreve ao diretor italiano para elogiá-lo e pedir para atuar em filmes produzidos por ele.

A história, lembrada no documentário que é um dos extras do DVD, vai longe. A carta gera o convite para que a sueca atue em "Stromboli". Do filme nasce um caso entre eles. O escândalo afunda a popularidade da atriz, acaba com os casamentos dos dois, que se unem e têm três filhos.

A parceria gera seis longas. Este primeiro, como outros do mestre do neorrealismo, tem cenas documentais belíssimas, como a sequência com imagens da pesca do atum.

O uso intenso de não atores, inclusive para o protagonista (vivido por Mario Vitale), marca a obra.

"Essa mistura entre real e fabricado, amador e profissional, constitui uma das forças criativas de Stromboli'", escreve o jornalista Thiago Stivaletti, um dos autores do livro da coleção.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página