Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Crítica - Drama

'Walesa' não está à altura da complexidade do líder polonês

Ator interpreta sindicalista à perfeição, mas longa de Wadja acaba em anticlímax

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Fiel a seus princípios, Andrej Wajda continua, aos 87 anos, escrutando a história da Polônia do século 20.

Desta vez, o diretor reconstitui pouco mais de uma década da trajetória do líder sindical Lech Walesa, fundador do Solidariedade --o primeiro sindicato livre da Polônia--, e sua luta contra o regime comunista.

O prestígio de Walesa, 70, que ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 1983 e foi o primeiro presidente da Polônia democrática em 1990, após o fim da dominação soviética, definhou desde então.

Seus detratores, boa parte deles pertencente à direita católica populista e nacionalista, dizem que ele foi um traidor, que teria fornecido informações ao serviço secreto do regime ditatorial polonês.

Sua passagem pela presidência do país também é reprovada pelos mesmos críticos, que o consideram responsável pela corrupção que atualmente domina a vida política polonesa.

Andrej Wajda ignorou essas apreciações e escolheu contar apenas o período mais brilhante do percurso de Walesa, deixando de lado os conturbados anos em que foi presidente.

Alternando imagens ficcionais da vida do líder polonês com material de arquivo, o filme se organiza em torno de uma entrevista de 1980, concedida por Walesa à jornalista italiana Oriana Fallaci, que desencadeia flashbacks sucessivos e cronológicos.

Esses saltos no tempo mostram a origem da luta sindical e traços fundamentais do líder como ironia, oratória eloquente, impulsividade e carisma.

Menos convencional é a trilha sonora, baseada em rocks engajados da época, que valorizam a agitação de vários momentos.

Robert Wieckiewicz --excelente ator polonês, pouco conhecido fora de seu país"" compõe um Walesa convincente, mimetizando à perfeição gestos, expressões e modulações da fala do líder.

Mas o filme não está à altura de um personagem tão rico e complexo. A narrativa lida o tempo todo com situações tensas, mas elas vão perdendo força progressivamente, diluindo-se e desembocando num anticlímax.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página