Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Crítica - Drama

Atuação enérgica deixa pouco espaço a nuances

Com texto condensado em 50 minutos, montagem de 'Navalha na Carne' potencializa conflito entre personagens

GUSTAVO FIORATTI CRÍTICO DA FOLHA

Há algo que não pode ser ignorado na montagem de "Navalha na Carne" assinada por Marcos Loureiro, em cartaz em um pequeno teatro na Lapa, zona oeste de São Paulo: o tempo de duração, de 50 minutos.

Com o texto de Plínio Marcos (1935-1999) confinado em menos de uma hora de apresentação, aparentemente sem cortes, a ação dramática exige de seus três intérpretes (Anette Naiman, Fransérgio Araújo e Wilson Loria) uma posição mais enérgica em cena do que já propuseram outras encenações deste clássico dos anos 1960.

De essência naturalista, o texto se arma no conflito entre três personagens oprimidos por uma realidade degradante, imposta pela condição social, mas em boa parte mantida pela baixa autoestima e pelas tentativas frustradas de recuperá-la à custa do outro.

Na peça, a prostituta Neusa Sueli volta para o quarto de uma pensão, onde encontra o cafetão Vado. Eles se dão conta do desaparecimento de uma quantia em dinheiro e suspeitam de Veludo, um funcionário da casa, então chamado a entrar em cena.

É na forma como um personagem procura atingir o outro, na maneira como as forças de dois deles se combinam para mobilizar o terceiro, que o texto cresce.

Na primeira cena, Neusa Sueli e Vado estão em oposição. Quando Veludo chega, o casal se une contra ele. Mais adiante, Veludo e Vado estão juntos, e Neusa Sueli torna-se a parte frágil.

As combinações que o autor propõe são bastante ricas, e o tempo acelerado da montagem atinge efeito paradoxal nesta raiz: a dose de violência aplicada na relação entre os personagens ganha volume em seus aspectos físicos, mas fica diluída na argamassa psicológica, com ausência de pausas e perdas de leituras.

Há achados notáveis também. Em uma cena, os personagens são colocados para se engalfinhar fora do campo de visão do espectador.

A opção potencializa o conflito e se torna um ponto alto nos irregulares 50 minutos de atuações enérgicas mas com poucas nuances.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página